Formas de aquisição da água para consumo na comunidade do quilombo Castainho PE
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6184Palabras clave:
Saúde Mental, Grupo com Ancestrais do Continente Africano, Saneamento BásicoResumen
Este trabalho fundamenta-se em uma reflexão sobre a gestão da água e suas ressonâncias na comunidade quilombola do Castainho, localizada em Garanhuns/PE. O principal objetivo foi descrever as condições e as formas de aquisição da água para consumo nessa comunidade, suas relações com a promoção da saúde e as transformações sociais, ambientais e comportamentais, na incorporação da sustentabilidade ambiental e enfrentamento da distribuição inadequada da água na comunidade. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, onde buscamos por meio dos Círculos de Cultura (CC) compreender a incorporação de atitudes sustentáveis na relação homem/natureza bem como as formas de acesso ao recurso hídrico, tão importante e essencial para a manutenção e existência da vida. Além do CC também foi utilizada a análise de documentos. O trabalho propiciou uma reflexão crítica junto aos sujeitos participantes sobre suas práticas atuais e condições quanto usuários de um serviço público, ao qual possuem direitos adquiridos, porém não tem acesso de fato à água tratada e encanada em suas casas. Através dos CC foi possível discutir as repercussões dessa problemática na saúde e sua repercussão social, apropriando-se de novos elementos, acessando informações, estratégias e instrumentos de intervenção e gerando novas possibilidades e desafios junto aos sujeitos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.