Intervenção fisioterapêutica pediátrica na Síndrome de Leigh: relato de caso

Autores

  • Bruna Frata Santa Catarina State University
  • Anelise Sonza Santa Catarina State University
  • Natalia Alves Menegol Santa Catarina State University
  • Dayane Montemezzo Santa Catarina State University
  • Luciana Sayuri Sanada Santa Catarina State University

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6592

Palavras-chave:

Doença de Leigh, Alterações das habilidades motoras, Criança, Fisioterapia, Desenvolvimento Motor

Resumo

Objetivo: o objetivo deste estudo de caso foi descrever uma intervenção fisioterapêutica em um menino de 5 anos com Síndrome de Leigh (LS).

Método: o equilíbrio foi testado por meio da Escala de Equilíbrio Pediátrico (PBS) e a função nas atividades da vida diária foi medida com a avaliação Pediátrica do Inventário de Incapacidade (PEDI). Além disso, a distribuição da pressão plantar (PPD) foi medida durante uma velocidade auto selecionada, caminhando em uma plataforma de detecção capacitiva. A intervenção baseou-se no uso de cinesioterapia, recursos sensoriais e proprioceptivos, em sessões de 50 minutos, duas vezes por semana, durante 10 semanas.

Resultados: O presente estudo demonstrou ganhos para a criança em relação ao equilíbrio durante a marcha. Da mesma forma, foi observada a melhora do controle postural, planejamento de tarefas e outras habilidades.

Conclusão: A intervenção fisioterapêutica neste relato de caso para a Síndrome de Leigh foi eficaz e poderia servir de base para estudos futuros ou intervenção em terapia clínica que segue esse tipo de tratamento.

Downloads

Publicado

2020-05-26

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência