Intervenção fisioterapêutica pediátrica na Síndrome de Leigh: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v8i2.6592Palavras-chave:
Doença de Leigh, Alterações das habilidades motoras, Criança, Fisioterapia, Desenvolvimento MotorResumo
Objetivo: o objetivo deste estudo de caso foi descrever uma intervenção fisioterapêutica em um menino de 5 anos com Síndrome de Leigh (LS).
Método: o equilíbrio foi testado por meio da Escala de Equilíbrio Pediátrico (PBS) e a função nas atividades da vida diária foi medida com a avaliação Pediátrica do Inventário de Incapacidade (PEDI). Além disso, a distribuição da pressão plantar (PPD) foi medida durante uma velocidade auto selecionada, caminhando em uma plataforma de detecção capacitiva. A intervenção baseou-se no uso de cinesioterapia, recursos sensoriais e proprioceptivos, em sessões de 50 minutos, duas vezes por semana, durante 10 semanas.
Resultados: O presente estudo demonstrou ganhos para a criança em relação ao equilíbrio durante a marcha. Da mesma forma, foi observada a melhora do controle postural, planejamento de tarefas e outras habilidades.
Conclusão: A intervenção fisioterapêutica neste relato de caso para a Síndrome de Leigh foi eficaz e poderia servir de base para estudos futuros ou intervenção em terapia clínica que segue esse tipo de tratamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.