Funcionamento Psicológico Parental e Controle Glicêmico de Crianças com Diabetes Mellitus Tipo 1: Uma Revisão de Escopo
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6819Palavras-chave:
Diabetes Mellitus Tipo 1, Cuidadores, Ajustamento Emocional, Hemoglobina A Glicada, CriançaResumo
Introdução: Pesquisas sobre os cuidados com o tratamento do diabetes tipo 1 (DM1) em crianças demonstraram que fatores relacionados com o funcionamento psicológico parental estão associados com o controle glicêmico do filho com DM1.
Objetivo: A presente revisão de escopo objetivou identificar, mapear e discutir as evidências disponíveis acerca das associações existentes entre as variáveis de funcionamento psicológico parental e o controle glicêmico de crianças até dez anos com DM1.
Método: Nas bases de dados PsycINFO e PubMed foram pesquisados artigos empíricos de texto completo publicados entre janeiro de 2004 a março de 2019, e que relacionaram variáveis de funcionamento psicológico parental (pai, mãe e/ou cuidadores) e o controle glicêmico, por meio da hemoglobina glicada (HbA1c) de crianças com DM1.
Resultados: 24 artigos empíricos foram selecionados. Dez (41,6%) estudos observaram relações significativas entre as variáveis parentais e o controle glicêmico das crianças, sendo a autoeficácia parental no diabetes e a numeracia parental os principais preditores da HbA1c das crianças.
Conclusão: Os resultados observados revelaram evidências mistas e ainda inconclusivas. No entanto, ao identificar os efeitos que algumas variáveis parentais exercem no controle glicêmico infantil, intervenções para pais/cuidadores podem ser desenvolvidas e testadas no contexto do DM1 na infância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.