Funcionamento Psicológico Parental e Controle Glicêmico de Crianças com Diabetes Mellitus Tipo 1: Uma Revisão de Escopo
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i1.6819Palabras clave:
Diabetes Mellitus Tipo 1, Cuidadores, Ajustamento Emocional, Hemoglobina A Glicada, CriançaResumen
Introdução: Pesquisas sobre os cuidados com o tratamento do diabetes tipo 1 (DM1) em crianças demonstraram que fatores relacionados com o funcionamento psicológico parental estão associados com o controle glicêmico do filho com DM1.
Objetivo: A presente revisão de escopo objetivou identificar, mapear e discutir as evidências disponíveis acerca das associações existentes entre as variáveis de funcionamento psicológico parental e o controle glicêmico de crianças até dez anos com DM1.
Método: Nas bases de dados PsycINFO e PubMed foram pesquisados artigos empíricos de texto completo publicados entre janeiro de 2004 a março de 2019, e que relacionaram variáveis de funcionamento psicológico parental (pai, mãe e/ou cuidadores) e o controle glicêmico, por meio da hemoglobina glicada (HbA1c) de crianças com DM1.
Resultados: 24 artigos empíricos foram selecionados. Dez (41,6%) estudos observaram relações significativas entre as variáveis parentais e o controle glicêmico das crianças, sendo a autoeficácia parental no diabetes e a numeracia parental os principais preditores da HbA1c das crianças.
Conclusão: Os resultados observados revelaram evidências mistas e ainda inconclusivas. No entanto, ao identificar os efeitos que algumas variáveis parentais exercem no controle glicêmico infantil, intervenções para pais/cuidadores podem ser desenvolvidas e testadas no contexto do DM1 na infância.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.