Consumo de álcool e outras substâncias psicoativas por adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.6863

Palavras-chave:

Adulto, Alcoolismo, Drogas Ilícitas

Resumo

Objetivo: Avaliar o uso de álcool e de outras substâncias psicoativas dos moradores maiores de 18 anos da zona urbana de Pau dos Ferros-RN.

Métodos: A pesquisa tem um desenho transversal, descritivo, em formato de amostra domiciliar com abordagem quantitativa. A amostra teve um total de 396 habitantes.

Resultados: Os adultos mais jovens são os que mais fazem uso de álcool e à medida que vão ficando mais velhos esse uso tende a diminuir. Os homens são os que mais consumem álcool e estes são os que afirmam a maio necessidade de reduzir tal uso, o consumo entre as mulheres vêm aumentando, podendo ser justificado pela independência feminina. Há atualmente um enorme crescimento do uso de substâncias psicoativas de forma expansiva e os adultos na faixa etária de 40 a 59 anos fazem maior uso dessas substâncias.

Conclusão: Os adultos mais jovens tendem a fazer maior uso de álcool e se diferem quando se trata ao uso de outras substâncias psicoativas. É necessária a busca cada vez maior por medidas preventivas para diminuição do consumo de álcool e outras substâncias psicoativas. No cenário atual essas medidas vêm sendo largamente discutidas nas esferas sociais e políticas e ainda por autoridades e instituições de saúde.

Biografia do Autor

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, UERN

EnfermeiraEspecialista em Epidemiologia, Auto-Gestão em Saúde, Saúde da Família, Obstetrícia e Formação Pedagógica em Educação.Doutora em Ciências da Saúde pela UFRNProfessora Adjunta IV do Curso de Graduação em Medicina - FACS/UERNCoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade - FACS/UERN

Downloads

Publicado

2021-12-15

Edição

Seção

Artigos Originais