Religiosidade/espiritualidade na perspectiva de graduandos de enfermagem: relato de experiência grupal
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6879Palavras-chave:
Religião, Espiritualidade, Processos grupais, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: Apresentar um relato de experiência grupal acerca das percepções de graduandos de Enfermagem sobre religiosidade, espiritualidade e vivências destas dimensões no âmbito pessoal.
Materiais e Métodos: Grupo reflexivo realizado com 30 acadêmicos de Enfermagem de uma universidade pública participantes de uma liga estudantil da área de oncologia. As falas foram registradas em diário de campo e organizadas em núcleos temáticos para posterior discussão.
Resultados: Embora as definições de religiosidade e espiritualidade tenham se sobreposto, a religiosidade emergiu como noção mais ligada a crenças, dogmas e a uma religião institucionalizada, ao passo que a espiritualidade foi significada como dimensão ligada à existência do ser humano e ao transcendental. Esses estudantes se posicionaram como espirituais, mas não necessariamente religiosos, aventando a possibilidade de que a espiritualidade, por ser mais ampla, possa abarcar, inclusive, a recusa desses estudantes em se filiarem a uma religião nessa etapa da formação e do desenvolvimento.
Conclusão: O grupo reflexivo mostrou-se potente como espaço formativo em relação à religiosidade e à espiritualidade, permitindo maior proximidade entre os estudantes e disparando o engajamento pessoal em relação à temática, o que pode ser um importante componente em futuras práticas profissionais voltadas para o cuidado integral em saúde e para a humanização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.