Religiosidade/espiritualidade na perspectiva de graduandos de enfermagem: relato de experiência grupal

Autores

  • Lucas Rossato Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.
  • Vivian Fukumasu da Cunha Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.
  • Marislei Sanches Panobianco Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública.
  • Bruna Thaís Salgado Sena Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6879

Palavras-chave:

Religião, Espiritualidade, Processos grupais, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: Apresentar um relato de experiência grupal acerca das percepções de graduandos de Enfermagem sobre religiosidade, espiritualidade e vivências destas dimensões no âmbito pessoal.

Materiais e Métodos: Grupo reflexivo realizado com 30 acadêmicos de Enfermagem de uma universidade pública participantes de uma liga estudantil da área de oncologia. As falas foram registradas em diário de campo e organizadas em núcleos temáticos para posterior discussão.

Resultados: Embora as definições de religiosidade e espiritualidade tenham se sobreposto, a religiosidade emergiu como noção mais ligada a crenças, dogmas e a uma religião institucionalizada, ao passo que a espiritualidade foi significada como dimensão ligada à existência do ser humano e ao transcendental. Esses estudantes se posicionaram como espirituais, mas não necessariamente religiosos, aventando a possibilidade de que a espiritualidade, por ser mais ampla, possa abarcar, inclusive, a recusa desses estudantes em se filiarem a uma religião nessa etapa da formação e do desenvolvimento.

Conclusão: O grupo reflexivo mostrou-se potente como espaço formativo em relação à religiosidade e à espiritualidade, permitindo maior proximidade entre os estudantes e disparando o engajamento pessoal em relação à temática, o que pode ser um importante componente em futuras práticas profissionais voltadas para o cuidado integral em saúde e para a humanização.

Biografia do Autor

Lucas Rossato, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo - USP. Bolsista de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2013) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017), com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Integrante do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade da EERP-USP, do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural e Processos Psicossociais, da Universidade Federal de Catalão.

Vivian Fukumasu da Cunha, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Universidade de São Paulo (Campus Ribeirão Preto). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista. Especialista em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva.

Marislei Sanches Panobianco, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública.

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, mestre e doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Especialista em Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), onde, atualmente é Professora Associada, Livre-Docente, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública. Líder do Grupo de Pesquisa "Enfermagem, Mulher e Saúde" - GPEMS. Tem experiência e atua na área de Enfermagem em Saúde Pública, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Mulher, nos seguintes temas: saúde da mulher, ginecologia e obstetrícia, câncer ginecológico e de mama, prevenção, tratamento e reabilitação. É coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (REMA) e tutora da Liga de Prevenção e Combate ao Câncer, ambos da EERP/USP.

Bruna Thaís Salgado Sena, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Graduanda em Bacharelado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Integrante do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade da EERP-USP e da Liga de Prevenção e Combate ao Câncer, da EERP/USP.

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP, na linha de pesquisa Promoção de Saúde Mental. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Psicólogo (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal/Bolsa USP/Santander). Realizou dois Pós-Doutorados na Universidade de São Paulo (2013-2015 e 2016-2017), na área de Tratamento e Prevenção Psicológica (ambos com Bolsa PDJ-CNPq). Especialista em Gestão da Educação: Supervisão Educacional e em Gestão da Educação: Administração Escolar. Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade, ligado à EERP-USP. Pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS-USP-CNPq), do Laboratório de Etnopsicologia (FFCLRP-USP-CNPq) e do Laboratório de Pesquisas Sociais em Saúde e Enfermagem (LASSEn-EERP-USP-CNPq).

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência