Religiosidade/espiritualidade na perspectiva de graduandos de enfermagem: relato de experiência grupal
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6879Palabras clave:
Religião, Espiritualidade, Processos grupais, Educação em EnfermagemResumen
Objetivo: Apresentar um relato de experiência grupal acerca das percepções de graduandos de Enfermagem sobre religiosidade, espiritualidade e vivências destas dimensões no âmbito pessoal.
Materiais e Métodos: Grupo reflexivo realizado com 30 acadêmicos de Enfermagem de uma universidade pública participantes de uma liga estudantil da área de oncologia. As falas foram registradas em diário de campo e organizadas em núcleos temáticos para posterior discussão.
Resultados: Embora as definições de religiosidade e espiritualidade tenham se sobreposto, a religiosidade emergiu como noção mais ligada a crenças, dogmas e a uma religião institucionalizada, ao passo que a espiritualidade foi significada como dimensão ligada à existência do ser humano e ao transcendental. Esses estudantes se posicionaram como espirituais, mas não necessariamente religiosos, aventando a possibilidade de que a espiritualidade, por ser mais ampla, possa abarcar, inclusive, a recusa desses estudantes em se filiarem a uma religião nessa etapa da formação e do desenvolvimento.
Conclusão: O grupo reflexivo mostrou-se potente como espaço formativo em relação à religiosidade e à espiritualidade, permitindo maior proximidade entre os estudantes e disparando o engajamento pessoal em relação à temática, o que pode ser um importante componente em futuras práticas profissionais voltadas para o cuidado integral em saúde e para a humanização.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.