Religiosity/spirituality from the perspective of nursing students: group experience report

Authors

  • Lucas Rossato Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.
  • Vivian Fukumasu da Cunha Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.
  • Marislei Sanches Panobianco Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública.
  • Bruna Thaís Salgado Sena Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6879

Keywords:

Religion, Spirituality, Group Processes, Nursing Education

Abstract

Objective: To present a group experience report about the perceptions of nursing students about religiosity, spirituality and experiences of these dimensions in the personal lives.

Materials and Methods: Reflective group conducted with 30 nursing students from a public university participating in a student league in the field of oncology. Group contents and interactions were recorded in a field diary and organized into thematic groups for further discussion.

Results: Although the definitions of religiosity and spirituality are overlap, religiosity emerged as a notion more linked to beliefs, dogmas and an institutionalized religion, whereas spirituality was meant as a dimension linked to the existence of the human being and the transcendental. These students positioned themselves as spiritual, but not necessarily religious, suggesting the possibility that spirituality being broader, may even include the refusal of these students to join a religion at this stage of formation and development.

Conclusion: The reflective group proved to be powerful as a formative space in relation to religiosity and spirituality, allowing greater proximity between students and triggering personal engagement in relation to the thematic, which can be an important component in future professional practices focused on the comprehensive health care and humanization.

Author Biographies

Lucas Rossato, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo - USP. Bolsista de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2013) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017), com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Integrante do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade da EERP-USP, do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural e Processos Psicossociais, da Universidade Federal de Catalão.

Vivian Fukumasu da Cunha, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Universidade de São Paulo (Campus Ribeirão Preto). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista. Especialista em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva.

Marislei Sanches Panobianco, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública.

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, mestre e doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Especialista em Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), onde, atualmente é Professora Associada, Livre-Docente, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública. Líder do Grupo de Pesquisa "Enfermagem, Mulher e Saúde" - GPEMS. Tem experiência e atua na área de Enfermagem em Saúde Pública, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Mulher, nos seguintes temas: saúde da mulher, ginecologia e obstetrícia, câncer ginecológico e de mama, prevenção, tratamento e reabilitação. É coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (REMA) e tutora da Liga de Prevenção e Combate ao Câncer, ambos da EERP/USP.

Bruna Thaís Salgado Sena, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Graduanda em Bacharelado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Integrante do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade da EERP-USP e da Liga de Prevenção e Combate ao Câncer, da EERP/USP.

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP, na linha de pesquisa Promoção de Saúde Mental. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Psicólogo (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal/Bolsa USP/Santander). Realizou dois Pós-Doutorados na Universidade de São Paulo (2013-2015 e 2016-2017), na área de Tratamento e Prevenção Psicológica (ambos com Bolsa PDJ-CNPq). Especialista em Gestão da Educação: Supervisão Educacional e em Gestão da Educação: Administração Escolar. Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade, ligado à EERP-USP. Pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS-USP-CNPq), do Laboratório de Etnopsicologia (FFCLRP-USP-CNPq) e do Laboratório de Pesquisas Sociais em Saúde e Enfermagem (LASSEn-EERP-USP-CNPq).

Published

2021-07-02

Issue

Section

Artigos de Relato de Experiência