A inauguração do ensino de Saúde Coletiva na Pós-graduação em Educação Física no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6899Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde, Educação, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde.Resumo
O presente artigo apresenta um relato da experiência sobre a criação e experimentação de uma disciplina denominada Debates em Saúde Coletiva, ofertada pela primeira vez no segundo semestre letivo de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo desta produção textual é compartilhar o contexto, o planejamento e proposição das atividades, bem como a efetivação e reflexão sobre as mesmas. Assim, integram a escrita deste relato os docentes proponentes e alunos que vivenciaram a experiência de ensino. A disciplina estruturada no referencial da Saúde Coletiva contou com seis encontros onde os formatos foram: aulas expositivas e seguidas por metodologias ativas, aula direcionada por grupos de alunos e visita técnica a políticas públicas de saúde. A maioria dos pós-graduandos desconhecia a Saúde Coletiva. Coletivamente se entendeu que os debates devem ser levados para a graduação, outras disciplinas do curso, comunidade, redes sociais e especialmente nas pesquisas de dissertações e teses que são desenvolvidas no programa. O aporte destes conhecimentos pode impulsionar atos de coragem, especialmente em defesa do Sistema Único de Saúde, frente às desigualdades sociais persistentes no país.Downloads
Publicado
2021-07-02
Edição
Seção
Artigos de Relato de Experiência
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.