A inauguração do ensino de Saúde Coletiva na Pós-graduação em Educação Física no sul do Brasil

Autores

  • Raul Victoria Universidade Federal de Pelotas
  • Giulia Salaberry Leite Universidade Federal de Pelotas
  • Alan Goularte Knuth Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Inácio Crochemore Mohnsam da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6899

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Educação, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde.

Resumo

O presente artigo apresenta um relato da experiência sobre a criação e experimentação de uma disciplina denominada Debates em Saúde Coletiva, ofertada pela primeira vez no segundo semestre letivo de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo desta produção textual é compartilhar o contexto, o planejamento e proposição das atividades, bem como a efetivação e reflexão sobre as mesmas. Assim, integram a escrita deste relato os docentes proponentes e alunos que vivenciaram a experiência de ensino. A disciplina estruturada no referencial da Saúde Coletiva contou com seis encontros onde os formatos foram: aulas expositivas e seguidas por metodologias ativas, aula direcionada por grupos de alunos e visita técnica a políticas públicas de saúde. A maioria dos pós-graduandos desconhecia a Saúde Coletiva. Coletivamente se entendeu que os debates devem ser levados para a graduação, outras disciplinas do curso, comunidade, redes sociais e especialmente nas pesquisas de dissertações e teses que são desenvolvidas no programa. O aporte destes conhecimentos pode impulsionar atos de coragem, especialmente em defesa do Sistema Único de Saúde, frente às desigualdades sociais persistentes no país.

Biografia do Autor

Raul Victoria, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando na linha de Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde no Programa de Pós-graduação da Escola Superior de Educação Física na Universidade Federal de Pelotas.

Giulia Salaberry Leite, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda na linha de Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde no Programa de Pós-graduação da Escola Superior de Educação Física na Universidade Federal de Pelotas.

Alan Goularte Knuth, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor adjunto (nível 4) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) atuando no curso de Educação Física (Licenciatura), Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (Mestrado). Atuou como consultor do Ministério da Saúde na área de Promoção da Saúde. Possui doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Epidemiologia (Universidade Federal de Pelotas - UFPel). Na mesma instituição formou-se professor de Educação Física em 2007. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPel, na linha "Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde". Integra o GTT Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Participa do Grupo de Estudos de Saúde Coletiva dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos (GESCEM) na FURG A atuação acadêmica concentra-se nos estudos sobre Promoção da Saúde, Saúde Coletiva, SUS, corporeidade, epidemiologia da atividade física e programas comunitários de promoção da práticas corporais/atividade física.

Inácio Crochemore Mohnsam da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Professor formado pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Concluiu o curso de Mestrado e Doutorado em Epidemiologia no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel. Realizou estágio de doutorado no Medical Research Council - Epidemiology Unit, University of Cambridge e Pós Doutorado no Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel. Foi membro da diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde durante dois biênios (2016 - 2019). Atualmente é professor da Escola Superior de Educação Física da UFPel e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, pesquisador do Centro Internacional de Equidade em Saúde, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Acelerometria (GEPEA) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência