A inauguração do ensino de Saúde Coletiva na Pós-graduação em Educação Física no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6899Palabras clave:
Sistema Único de Saúde, Educação, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde.Resumen
O presente artigo apresenta um relato da experiência sobre a criação e experimentação de uma disciplina denominada Debates em Saúde Coletiva, ofertada pela primeira vez no segundo semestre letivo de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo desta produção textual é compartilhar o contexto, o planejamento e proposição das atividades, bem como a efetivação e reflexão sobre as mesmas. Assim, integram a escrita deste relato os docentes proponentes e alunos que vivenciaram a experiência de ensino. A disciplina estruturada no referencial da Saúde Coletiva contou com seis encontros onde os formatos foram: aulas expositivas e seguidas por metodologias ativas, aula direcionada por grupos de alunos e visita técnica a políticas públicas de saúde. A maioria dos pós-graduandos desconhecia a Saúde Coletiva. Coletivamente se entendeu que os debates devem ser levados para a graduação, outras disciplinas do curso, comunidade, redes sociais e especialmente nas pesquisas de dissertações e teses que são desenvolvidas no programa. O aporte destes conhecimentos pode impulsionar atos de coragem, especialmente em defesa do Sistema Único de Saúde, frente às desigualdades sociais persistentes no país.Descargas
Publicado
2021-07-02
Número
Sección
Artigos de Relato de Experiência
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.