Opening of Colletive Health teaching in Physical Education Graduate Program in Southern Brazil

Authors

  • Raul Victoria Universidade Federal de Pelotas
  • Giulia Salaberry Leite Universidade Federal de Pelotas
  • Alan Goularte Knuth Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Inácio Crochemore Mohnsam da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6899

Keywords:

Unified Health System, Education, Health Knowledge, Attitudes, Practice

Abstract

Objective: This paper aims to share the context, planning of the activities, as well as the reflection on them about the opening of Colletive Health teaching in Physical Education Graduate Program in Southern Brazil.

Description: Thus, this article includes the proposing teachers and students who took part in the teaching experience. The course was structured based on the Collective Health theory and had six meetings using the following formats: lectures followed by active methodologies, classes directed by groups of students and technical visits to public health policies. Most graduate students were unaware of Collective Health.

Discussion: We were able to learn that the debates should be taken to undergraduate programs, other course subjects, community, social media and especially to the researches developed in the program. The contribution of this knowledge may boost acts of courage, especially in defense of the Unified Health System, in view of the persistent social inequalities in the country.

Author Biographies

Raul Victoria, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando na linha de Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde no Programa de Pós-graduação da Escola Superior de Educação Física na Universidade Federal de Pelotas.

Giulia Salaberry Leite, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda na linha de Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde no Programa de Pós-graduação da Escola Superior de Educação Física na Universidade Federal de Pelotas.

Alan Goularte Knuth, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor adjunto (nível 4) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) atuando no curso de Educação Física (Licenciatura), Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (Mestrado). Atuou como consultor do Ministério da Saúde na área de Promoção da Saúde. Possui doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Epidemiologia (Universidade Federal de Pelotas - UFPel). Na mesma instituição formou-se professor de Educação Física em 2007. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPel, na linha "Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde". Integra o GTT Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Participa do Grupo de Estudos de Saúde Coletiva dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos (GESCEM) na FURG A atuação acadêmica concentra-se nos estudos sobre Promoção da Saúde, Saúde Coletiva, SUS, corporeidade, epidemiologia da atividade física e programas comunitários de promoção da práticas corporais/atividade física.

Inácio Crochemore Mohnsam da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Professor formado pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Concluiu o curso de Mestrado e Doutorado em Epidemiologia no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel. Realizou estágio de doutorado no Medical Research Council - Epidemiology Unit, University of Cambridge e Pós Doutorado no Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel. Foi membro da diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde durante dois biênios (2016 - 2019). Atualmente é professor da Escola Superior de Educação Física da UFPel e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, pesquisador do Centro Internacional de Equidade em Saúde, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Acelerometria (GEPEA) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2

Published

2021-07-02

Issue

Section

Artigos de Relato de Experiência