Saberes e práticas da não medicalização do parto sob a ótica da enfermagem obstétrica
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6941Palavras-chave:
Assistência, Enfermagem obstétrica, PartoResumo
Tem como objetivo avaliar saberes e práticas da Enfermagem Obstétrica acerca da não medicalização do parto. O estudo é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, descritiva e com levantamentos de dados. Os participantes da pesquisa foram Enfermeiros Obstetras e Residentes em Enfermagem Obstétrica, totalizando quinze participantes atuantes no setor de pré-parto de uma maternidade pública, localizada no leste do Maranhão. Os dados foram coletados nos meses de novembro e dezembro de 2019. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin, que permitiu a composição de quatro categorias que a partir das mesmas foi possível detectar que a maioria dos profissionais tem conhecimento sob a temática abordada, mas que ainda existem profissionais com conhecimento limitador, necessitando assim de capacitações contínuas para o público responsável diretamente a assistência da parturiente. O estudo revelou também que todos os profissionais entrevistados fazem o uso de métodos não farmacológicos para o alívio da dor como forma de contribuir na desmedicalização da assistência. Verificou-se que a figura de outros profissionais com suas práticas intervencionistas foi citado como fator limitador a prestação da assistência qualificada.Downloads
Publicado
2021-07-02
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.