Saberes e práticas da não medicalização do parto sob a ótica da enfermagem obstétrica
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.6941Palabras clave:
Assistência, Enfermagem obstétrica, PartoResumen
Tem como objetivo avaliar saberes e práticas da Enfermagem Obstétrica acerca da não medicalização do parto. O estudo é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, descritiva e com levantamentos de dados. Os participantes da pesquisa foram Enfermeiros Obstetras e Residentes em Enfermagem Obstétrica, totalizando quinze participantes atuantes no setor de pré-parto de uma maternidade pública, localizada no leste do Maranhão. Os dados foram coletados nos meses de novembro e dezembro de 2019. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin, que permitiu a composição de quatro categorias que a partir das mesmas foi possível detectar que a maioria dos profissionais tem conhecimento sob a temática abordada, mas que ainda existem profissionais com conhecimento limitador, necessitando assim de capacitações contínuas para o público responsável diretamente a assistência da parturiente. O estudo revelou também que todos os profissionais entrevistados fazem o uso de métodos não farmacológicos para o alívio da dor como forma de contribuir na desmedicalização da assistência. Verificou-se que a figura de outros profissionais com suas práticas intervencionistas foi citado como fator limitador a prestação da assistência qualificada.Descargas
Publicado
2021-07-02
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.