Programas multiprofissionais de tratamento da obesidade severa em adultos: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7022Palavras-chave:
Obesidade severa, Programas de Intervenção, Capacidade física, Saúde, Qualidade de vidaResumo
Introdução: A obesidade é uma doença crônica multifatorial caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura e que representa um enorme impacto na saúde do indivíduo com repercussão econômica e social.
Objetivo: Identificar trabalhos que apresentem resultados de programas multiprofissionais de tratamento da obesidade (PMTO) publicados entre 2000 e 2018.
Método: Foi realizada uma revisão sistemática com a utilização dos softwares Endnote e Start, para identificar estudos sobre efeitos de PMTO sobre a obesidade severa cujos desfechos incluíssem: parâmetros bioquímicos, antropométricos, psicológicos ou de aptidão física. As bases de busca foram a SCIELO, LILACS e PUBMED.
Resultados: Foram encontrados 713 artigos, dos quais 25 eram duplicados e 685 foram excluídos, por não atenderem aos critérios pré-estabelecidos, restando, assim apenas três artigos para a leitura na íntegra e análise detalhada. Foram verificadas melhora na capacidade funcional (FC, PA e VO2 pico) como também em parâmetros bioquímicos como: glicemia, colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, além de redução do peso corporal e IMC.
Conclusão: A escassez de estudos científicos sobre os efeitos de PMTO na obesidade severa revela, por um lado o predomínio da abordagem cirúrgica em detrimento aos PMTO, e por outro lado aponta a necessidade de mais serviços/estudos sobre essa temática com esta população específica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.