Programas multiprofissionais de tratamento da obesidade severa em adultos: uma revisão sistemática

Autores

  • Mario Moreira Castilho Doutorando do Programa de Pós-Graduação associado em Educação Física, UEM/UEL- Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil; Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade – Hospital Universitário de Maringá - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4855-8236
  • Anselmo Alexandre Mendes Doutor pelo Programa de Pós-Graduação associado em Educação Física, UEM/UEL- Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil; Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade – Hospital Universitário de Maringá - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7665-2000
  • Ricardo Henrique Bim Doutor pelo Programa de Pós-Graduação associado em Educação Física, UEM/UEL- Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil; Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade – Hospital Universitário de Maringá - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2160-0211
  • Greice Westphal Doutoranda do Programa de Pós-Graduação associado em Educação Física, UEM/UEL- Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil; Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade – Hospital Universitário de Maringá - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9107-0108
  • Nelson Nardo Junior Docente Adjunto do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil; Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade – Hospital Universitário de Maringá - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6862-7868

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7022

Palavras-chave:

Obesidade severa, Programas de Intervenção, Capacidade física, Saúde, Qualidade de vida

Resumo

Introdução: A obesidade é uma doença crônica multifatorial caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura e que representa um enorme impacto na saúde do indivíduo com repercussão econômica e social.

Objetivo: Identificar trabalhos que apresentem resultados de programas multiprofissionais de tratamento da obesidade (PMTO) publicados entre 2000 e 2018.

Método: Foi realizada uma revisão sistemática com a utilização dos softwares Endnote e Start, para identificar estudos sobre efeitos de PMTO sobre a obesidade severa cujos desfechos incluíssem: parâmetros bioquímicos, antropométricos, psicológicos ou de aptidão física. As bases de busca foram a SCIELO, LILACS e PUBMED.

Resultados: Foram encontrados 713 artigos, dos quais 25 eram duplicados e 685 foram excluídos, por não atenderem aos critérios pré-estabelecidos, restando, assim apenas três artigos para a leitura na íntegra e análise detalhada. Foram verificadas melhora na capacidade funcional (FC, PA e VO2 pico) como também em parâmetros bioquímicos como: glicemia, colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, além de redução do peso corporal e IMC.

Conclusão: A escassez de estudos científicos sobre os efeitos de PMTO na obesidade severa revela, por um lado o predomínio da abordagem cirúrgica em detrimento aos PMTO, e por outro lado aponta a necessidade de mais serviços/estudos sobre essa temática com esta população específica.

Biografia do Autor

Mario Moreira Castilho, Doutorando do Programa de Pós-Graduação associado em Educação Física, UEM/UEL- Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil; Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade – Hospital Universitário de Maringá - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1992) e mestrado em PROMOÇÃO DA SAÚDE pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2013). Atualmente é sargento - Polícia Militar do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: maratona, bombeiros por 24 horas, prova rústica Tiradentes, dia desafio e duatlhon.

Anselmo Alexandre Mendes, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação associado em Educação Física, UEM/UEL- Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil; Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade – Hospital Universitário de Maringá - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1999), especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela UNOPAR (2001), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2016). É professor colaborador no departamento de Educação Física - UEM. (2014-2015; 2015-2016; 2017 - 2018). Membro do Núcleo de Estudos Multiprofissional da obesidade. Tem experiência nas áreas de Ginástica Laboral, Ginástica Geral e Ginástica de Academia, Danças de Salão; Recreação, e Educação Física Escolar. É faixa preta em Tae Kwon Do. Atualmente ministra as disciplinas de Teoria dos jogos, fundamentos da dança, Ginástica, jogos brinquedos e brincadeiras, atividade física na infância e adolescência, rítmica e expressão corporal, epidemiologia, bioestatística, lutas, dança de salão, recreação, estágio em lazer, esportes coletivos, capoeira e políticas públicas para a saúde, estágio supervisionado, esportes coletivos, lutas, atenção em saúde II. É palestrante de diversas temáticas relacionadas à educação, educação física e na área motivacional. É ex-aluno do Programa Especial de Treinamento - Grupo PET/DEF/UEM.

Ricardo Henrique Bim, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação associado em Educação Física, UEM/UEL- Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil; Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade – Hospital Universitário de Maringá - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil.

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL (2019). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL (2013). Possui Especialização em Morfofisiologia Aplicada ao Exercício (2006) e Graduação (Licenciatura plena) em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Servidor público efetivo (2002) na função técnico administrativo na Coordenadoria de Desportos e Recreação da Universidade Estadual de Maringá. Atuando principalmente nos seguintes temas: Organização Esportiva, Obesidade, Desenvolvimento Motor e Atividade Física e Saúde.

 

Greice Westphal, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação associado em Educação Física, UEM/UEL- Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil; Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade – Hospital Universitário de Maringá - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil.

Aluna regular de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Bolsista ATP-A/CNPQ Projeto: 443353/2016-6 Ensaio de Eficácia de um Programa de Orientação para Mudança de Hábitos alimentares e de Atividade Física em Adultos com Sobrepeso e Obesidade Abdominal de Três Países da América do Sul: Estudo BRAASUL, vinculado a Universidade Estadual de Maringá, pelo Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade-NEMO/HUM/UEM. Mestre pelo Curso de Ciências do Movimento Humano da Faculdade de Ciências de Saúde, pela Universidade Metodista de Piracicaba (2017) - Linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Funcional - Foi bolsista da(o): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Educação Física Escolar, Recreação, Fisiologia do Exercício e Saúde pela Associação Catarinense de Ensino Faculdade Guilherme Guimbala (2011). Graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Itajaí (2010). Atualmente participa do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) como membro do grupo de pesquisa. É integrante da Canadian Obesity Network (CON). É Coordenadora de Engajamento no programa ?Otimizando o Tratamento e Gerenciamento da Obesidade (OPTiMO)? em parceria com o MDBriefCase, em Toronto - Canadá. Bolsista técnica do laboratório NEMO pelo projeto: Ensaio de eficácia de um programa de orientação para a mudança de hábitos alimentares e de atividade física em adultos com sobrepeso e obesidade abdominal de três países da América do Sul: Estudo BRAASUL (Colômbia, Brasil e Chile). Atua principalmente nos seguintes temas: Obesidade, Fisiologia do Exercício, Avaliação e Reabilitação Funcional e Atividade Física.

Nelson Nardo Junior, Docente Adjunto do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil; Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade – Hospital Universitário de Maringá - Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR. Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT - Pres. Prudente-SP (1994), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IB - Rio Claro-SP (1998) e doutorado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou, no período de 2011-2012, estágio de pós-doutorado na University of Ottawa-Canada na Behavioral and Metabolic Research Unit e no ano de 2015 no Research Institute do Childrens Hospital of Eastern Ontario. Professor associado da Universidade Estadual de Maringá, Coordenador do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL no período 2012-2014, Coordenador do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO) e integrante da Canadian Obesity Network (CON). Diretor adjunto do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (2016-2020). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na área da Atividade Física relacionada à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Promoção da Saúde, prevenção e tratamento de doenças cronicas não transmissíveis, tratamento multiprofissional da obesidade e doenças associadas, atividade física, aptidão física, composição corporal e controle metabólico.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Edição

Seção

Artigos de Revisão