Programas multiprofissionais de tratamento da obesidade severa em adultos: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7022Palabras clave:
Obesidade severa, Programas de Intervenção, Capacidade física, Saúde, Qualidade de vidaResumen
Introdução: A obesidade é uma doença crônica multifatorial caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura e que representa um enorme impacto na saúde do indivíduo com repercussão econômica e social.
Objetivo: Identificar trabalhos que apresentem resultados de programas multiprofissionais de tratamento da obesidade (PMTO) publicados entre 2000 e 2018.
Método: Foi realizada uma revisão sistemática com a utilização dos softwares Endnote e Start, para identificar estudos sobre efeitos de PMTO sobre a obesidade severa cujos desfechos incluíssem: parâmetros bioquímicos, antropométricos, psicológicos ou de aptidão física. As bases de busca foram a SCIELO, LILACS e PUBMED.
Resultados: Foram encontrados 713 artigos, dos quais 25 eram duplicados e 685 foram excluídos, por não atenderem aos critérios pré-estabelecidos, restando, assim apenas três artigos para a leitura na íntegra e análise detalhada. Foram verificadas melhora na capacidade funcional (FC, PA e VO2 pico) como também em parâmetros bioquímicos como: glicemia, colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, além de redução do peso corporal e IMC.
Conclusão: A escassez de estudos científicos sobre os efeitos de PMTO na obesidade severa revela, por um lado o predomínio da abordagem cirúrgica em detrimento aos PMTO, e por outro lado aponta a necessidade de mais serviços/estudos sobre essa temática com esta população específica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.