Integralidade em saúde no pré-natal de baixo risco: relato de uma vivência prática de interconsulta em Unidade Básica de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7103Palavras-chave:
Atenção Primária a Saúde, Integralidade em Saúde, Cuidado pré-natal, FisioterapiaResumo
Introdução: A Atenção Básica é a porta de entrada do usuário no serviço de saúde. Ela tem como um dos eixos a integralidade do cuidado e conta com profissionais inseridos na equipe multiprofissional para garantir que esta integralidade será oferecida.
Objetivo: Relatar a experiência de uma interconsulta, realizada por estudantes de fisioterapia e enfermeira, no pré-natal de baixo risco.
Descrição: A experiência se deu em uma unidade básica de saúde do município de Santa Cruz/RN durante o período pré-natal de uma gestante, na sua primeira gestação, acompanhada pelo esposo. Foi possível a orientação em saúde por parte dos estudantes, a respeito da prática de atividade física e o cuidado com o assoalho pélvico, o que contribui diretamente para a formação discente, uma vez que puderam vivenciar o cuidado compartilhado. Adicionalmente, a enfermeira realizou a consulta com a gestante, com a realização de encaminhamento para exames e respostas a dúvidas das famílias quanto a gravidez.
Conclusão: A interconsulta se apresenta como estratégia fundamental na atenção pré-natal tanto para a família, na questão do cuidado integral e humanizado, como para a formação acadêmica do aluno envolvido, proporcionando-lhe oportunidade de praticar princípios com relacionados à interprofissionalidade, humanização da assistência e educação em saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.