Integralidade em saúde no pré-natal de baixo risco: relato de uma vivência prática de interconsulta em Unidade Básica de Saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7103

Palabras clave:

Atenção Primária a Saúde, Integralidade em Saúde, Cuidado pré-natal, Fisioterapia

Resumen

Introdução: A Atenção Básica é a porta de entrada do usuário no serviço de saúde. Ela tem como um dos eixos a integralidade do cuidado e conta com profissionais inseridos na equipe multiprofissional para garantir que esta integralidade será oferecida.

Objetivo: Relatar a experiência de uma interconsulta, realizada por estudantes de fisioterapia e enfermeira, no pré-natal de baixo risco.

Descrição: A experiência se deu em uma unidade básica de saúde do município de Santa Cruz/RN durante o período pré-natal de uma gestante, na sua primeira gestação, acompanhada pelo esposo. Foi possível a orientação em saúde por parte dos estudantes, a respeito da prática de atividade física e o cuidado com o assoalho pélvico, o que contribui diretamente para a formação discente, uma vez que puderam vivenciar o cuidado compartilhado. Adicionalmente, a enfermeira realizou a consulta com a gestante, com a realização de encaminhamento para exames e respostas a dúvidas das famílias quanto a gravidez.

Conclusão: A interconsulta se apresenta como estratégia fundamental na atenção pré-natal tanto para a família, na questão do cuidado integral e humanizado, como para a formação acadêmica do aluno envolvido, proporcionando-lhe oportunidade de praticar princípios com relacionados à interprofissionalidade, humanização da assistência e educação em saúde.

Publicado

2022-02-11

Número

Sección

Artigos de Relato de Experiência