Idade materna avançada: perfil obstétrico e neonatal em maternidade de município do Nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7128Palavras-chave:
Idade Materna, Prematuridade, PartoResumo
Introdução: A idade materna avançada é definida como gestações em idade de 35 anos ou mais. Gestações tardias são associadas a maior número de comorbidades maternas e fetais.
Objetivo: O estudo teve como objetivo traçar o perfil epidemiológico, obstétrico e neonatal relacionado a parturientes com idade avançada.
Materiais e métodos: Estudo documental, quantitativo, retrospectivo e descritivo realizado com dados coletados em prontuários de parturientes atendidas em uma maternidade do Ceará. A pesquisa avaliou 500 prontuários de parturintes atendidas no ano de 2015, e incluiu 51 deles, com gestantes entre 36 e 46 anos. Analisou-se a idade materna, escolaridade, estado civil, tipo de parto, idade gestaional, número de consultas pré-natal, índice de Apgar do 5’ e peso ao nascer.
Resultados: Foi encontrado elevado número de gestantes em extremos de idade. Gestantes com mais de 35 anos represetaram cerca de 10% do total. Houve um alto índice de parto do tipo cesária (94%), podendo ser justificado pela elevada porcentagem de parto prematuro (37%). Apesar disso, os recém-nascidos apresentaram boa vitalidade fetal.
Conclusão: Faz-se necessário políticas públicas destinadas ao planejamento familiar a fim de reduzir gestações em idades de risco materno-fetal, além de capacitação dos profissionais de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.