A educação em saúde sob a ótica de usuários e enfermeiros da Atenção Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7165

Palavras-chave:

Educação em saúde, Atenção Primária à Saúde, Enfermeiros, Educação de Pacientes como Assunto, Participação do paciente

Resumo

Objetivo: Investigar as ações de educação em saúde realizadas pelas Estratégias de Saúde da Família da Atenção Básica de Monte Azul, Minas Gerais, sob a ótica dos usuários do serviço e profissionais enfermeiros atuantes nas equipes.

Método: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, realizado com três enfermeiros e dez usuários dos serviços. Os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2019 a partir de roteiros de entrevista semiestruturados e analisados mediante a Técnica de Análise do Conteúdo.

Resultados: Os enfermeiros atuam como protagonistas das ações de educação em saúde. Incorporam o uso de tecnologias leves e duras nas ações e consideram os contextos dos usuários. Apesar da baixa adesão, os participantes ativos conseguem se empoderar e realizar o autocuidado. Embora haja possibilidade de um entendimento quase universal de que a educação em saúde é coletiva, os espaços individuais são privilegiados em relação aos usuários com necessidades específicas.

Conclusão: É necessário refletir o modo de processamento das ações para se evitar o privilégio de técnicas mecânicas, repetitivas e que distanciam o usuário da equipe. Como aspectos positivos há os resultados de empoderamento e ganho em autonomia para o autocuidado entre usuários participantes das ações.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (Favenorte).

Carlos Keliton Nunes de Oliveira, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Graduando em Enfermagem. Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Jordan Arthur Dias Lima, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Graduando em Enfermagem. Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Maiza Barbosa Caldeira, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Enfermeira. Especialista em Docência na Saúde. Docente na Faculdade Verde Norte – Favenorte. Porteirinha, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-07

Edição

Seção

Artigos Originais