A educação em saúde sob a ótica de usuários e enfermeiros da Atenção Básica
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7165Palabras clave:
Educação em saúde, Atenção Primária à Saúde, Enfermeiros, Educação de Pacientes como Assunto, Participação do pacienteResumen
Objetivo: Investigar as ações de educação em saúde realizadas pelas Estratégias de Saúde da Família da Atenção Básica de Monte Azul, Minas Gerais, sob a ótica dos usuários do serviço e profissionais enfermeiros atuantes nas equipes.
Método: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, realizado com três enfermeiros e dez usuários dos serviços. Os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2019 a partir de roteiros de entrevista semiestruturados e analisados mediante a Técnica de Análise do Conteúdo.
Resultados: Os enfermeiros atuam como protagonistas das ações de educação em saúde. Incorporam o uso de tecnologias leves e duras nas ações e consideram os contextos dos usuários. Apesar da baixa adesão, os participantes ativos conseguem se empoderar e realizar o autocuidado. Embora haja possibilidade de um entendimento quase universal de que a educação em saúde é coletiva, os espaços individuais são privilegiados em relação aos usuários com necessidades específicas.
Conclusão: É necessário refletir o modo de processamento das ações para se evitar o privilégio de técnicas mecânicas, repetitivas e que distanciam o usuário da equipe. Como aspectos positivos há os resultados de empoderamento e ganho em autonomia para o autocuidado entre usuários participantes das ações.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.