Ações educativas na estratégia saúde da família: tecendo a experiência com grupo de idoso

Autores

  • Francisco Willian Melo de Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Hiara Rose Moreno Amaral Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
  • Natasha Vasconcelos Sobrinho Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
  • Benedita Shirley Carlos Rosa Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Carlos Eduardo da Silva Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Andréa Carvalho Araújo Moreira Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7170

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Saúde do Idoso, Educação em Saúde, Promoção da Saúde

Resumo

Este estudo visou relatar as atividades de educação em saúde realizadas com um grupo de idosos no âmbito da Estratégia Saúde da Família. Relato de experiência referente às ações extensionistas desenvolvidas por discentes de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em uma Unidade Básica de Saúde, localizada em Sobral, Ceará, no período de outubro a novembro de 2019. Para coleta das informações utilizou-se como métodos: a observação participante e os registros das ações educativas em um diário de bordo. Posteriormente, realizou-se a análise das informações através da sistematização e agrupamento das ideias de maneira crítico-reflexiva junto à literatura. Ao todo, realizaram-se oito encontros com os idosos, nos quais desenvolveu-se intervenções educativas, por meio de oficinas, envolvendo os temas seguintes: avaliação cognitiva, relaxamento, musicoterapia, atividade física, alimentação saudável, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, uso racional de medicamentos e direitos do idoso. Evidenciou-se que os participantes se sentiram mais confiantes para o autocuidado e reconheceram a importância de atitudes saudáveis para manutenção da qualidade de vida. A experiência proporcionou aos acadêmicos a aproximação da realidade na perspectiva da abordagem e condução de grupo de idosos, bem como corroborou para produção dos saberes para além do ambiente da sala de aula.

Biografia do Autor

Francisco Willian Melo de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, CE.

Hiara Rose Moreno Amaral, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, CE. 

Natasha Vasconcelos Sobrinho, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, CE. 

Benedita Shirley Carlos Rosa, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, CE. 

Carlos Eduardo da Silva Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, CE.

Andréa Carvalho Araújo Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Curso de Enfermagem da UVA, Sobral, CE.

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Publicado

2021-07-08

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência