Presença de sintomas depressivos e ansiosos em acadêmicos de medicina de uma Universidade do sudoeste Goiano Brasileiro

Autores

  • Vanessa Maciel Leite Universidade de Rio Verde - UniRV
  • Mônica Maciel Guimarães Universidade de Rio Verde – UniRV
  • Aline Maciel Monteiro Universidade de Rio Verde – UniRV
  • Cláudio Herbert Nina e Silva Universidade de Rio Verde - UniRV
  • Ana Paula Fontana Universidade de Rio Verde - UniRV
  • Lara Cândida de Sousa Machado Universidade de Rio Verde - UniRV
  • Carlabianca Cabral de Jesus Canevari
  • Renato Canevari Dutra da Silva Universidade de Rio Verde - UniRV

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7186

Palavras-chave:

estudantes de medicina, depressão, ansiedade, saúde mental

Resumo

Objetivos: Traçar o perfil da saúde mental dos acadêmicos de Medicina a fim de conhecer a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos que levariam a doenças psiquiátricas.

Métodos: Coleta de dados com os alunos do 1° ao 8° períodos da graduação. Houve preenchimento dos questionários e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), tendo como função estabelecer a prevalência de pessoas com diagnóstico prévio de depressão e ansiedade bem como conhecer seus possíveis fatores de risco. Também foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck (IDB), o qual rastreava os sintomas depressivos, de caráter afetivo, cognitivo e somático, discriminando indivíduos normais de deprimidos e ansiosos. O terceiro instrumento foi o Inventário de Ansiedade de Beck (IAB), que possui perguntas referentes a nervosismo, medo de acontecimentos ruins, rubor facial, entre outros. Assim, os dados foram analisados pelo programa Statistica for Windows 10.0.

Resultados: Com base nos escores obtidos pelos resultados do IDB e IAB, conclui-se a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos entre os alunos de Medicina.

Conclusões: Conclui-se a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos entre os alunos de Medicina, a qual é superior à média encontrada na população geral.

Biografia do Autor

Vanessa Maciel Leite, Universidade de Rio Verde - UniRV

Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde - UniRV

Mônica Maciel Guimarães, Universidade de Rio Verde – UniRV

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde – UniRV

Aline Maciel Monteiro, Universidade de Rio Verde – UniRV

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina na Universidade Federal de Goiás - UFG em parceria com a Universidade de São Paulo - USP (2016), Especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências, pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP/HSL (2017). Docente da Universidade de Rio Verde (2004-2016) na Faculdade de Psicologia e posteriormente na Medicina (2013-2016). Membra e pesquisadora do Laboratório de Neurociências - LAPAN/UniRV. Orientadora e colaboradora no Programa de Residência Médica, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia/UFG. Desde 2013, membra da Rede Humaniza SUS. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go) em 2003, Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-Go (2006). Atua na área da Psicologia Clínica desde 2004 e foi também psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial - CAPSII. Ano de 2008 a 2010 foi Coordenadora da Clínica Escola de Psicologia da UniRV. Ano de 2011 a 2012 foi Coordenadora do Núcleo de Estágios da Faculdade de Psicologia da UniRV. Ano de 2012 a 2014, Coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares da Faculdade de Psicologia da UniRV. Ano de 2013 a 2015, Coordenadora do Laboratório de Neurociências e Saúde e membra do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Psicologia.

Cláudio Herbert Nina e Silva, Universidade de Rio Verde - UniRV

Professor Adjunto de Psicologia da Personalidade, Faculdade de Psicologia, Universidade de Rio Verde (2009-Atual).

Ana Paula Fontana, Universidade de Rio Verde - UniRV

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Rio Verde-UniRV (2009). Especialização em Enfermagem do Trabalho e Urgência e Emergência em Enfermagem pelo IMP-Institucional Matogrossense de Pós-Graduação (2011). Mestra em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2017 - 2020) Atualmente é Professora Adjunta II na seguinte instituição: Universidade de Rio Verde - UniRV na Faculdade de Medicina atuando na Coordenação Pedagógica do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina- Campus Formosa.

Lara Cândida de Sousa Machado, Universidade de Rio Verde - UniRV

Mestra em Ciências Ambientais e da Saúde pela PUC-Goiás (2012). Pós Graduada em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela UFG/FIOCRUZ (2003). Graduação em ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA pela PUC-Goiás (2000). Atualmente é professora da UNIVERSIDADE DE RIO VERDE/UNIRV na Faculdade de Medicina (FAMERV) , ministrando as seguintes disciplinas: Medicina Interdisciplinar em Saúde Coletiva (MISCO I, II, III, IV, V , VI, VII e VIII). Atual participante do Conselho Científico do Corpo Editorial da Revista de Experiências Anômalas (ISSN: 2595-4776). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, Docência Universitária, Epidemiologia, Saúde Coletiva, Saúde Ambiental, Doenças Transmissíveis e Gestão Administrativa dos serviços de saúde. Linhas de Pesquisa: Epidemiologia, Sociedade, Ambiente e Saúde; Qualidade Ambiental; Tecnologia e Saúde; Tendências e Determinantes das Doenças Transmissíveis e Crônicas e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Carlabianca Cabral de Jesus Canevari

Possui graduação em Direito pela Universidade de Rio Verde (2013), Pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2017), graduação em Matemática pela Universidade de Rio Verde (2003) e Pós-graduação em Matemática e Estatística pela Universidade de Rio Verde (2005). Tem experiência na área do Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Tributário, Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação e na área de Gerência Comercial.

Renato Canevari Dutra da Silva, Universidade de Rio Verde - UniRV

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em andamento, possui graduação em Fisioterapia pelas Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul (2002), Especialização em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória pelo Centro Universitário do Triângulo (2004), em Terapia Intensiva pela AVM Faculdade Integrada (2016) e em Anatomia Funcional pela Faculdade Unyleya (2017), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é Fisioterapeuta do Hospital Municipal Universitário de Rio Verde e Professor Adjunto da Universidade de Rio Verde - UniRV.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Edição

Seção

Artigos Originais