Presença de sintomas depressivos e ansiosos em acadêmicos de medicina de uma Universidade do sudoeste Goiano Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7186Palavras-chave:
estudantes de medicina, depressão, ansiedade, saúde mentalResumo
Objetivos: Traçar o perfil da saúde mental dos acadêmicos de Medicina a fim de conhecer a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos que levariam a doenças psiquiátricas.
Métodos: Coleta de dados com os alunos do 1° ao 8° períodos da graduação. Houve preenchimento dos questionários e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), tendo como função estabelecer a prevalência de pessoas com diagnóstico prévio de depressão e ansiedade bem como conhecer seus possíveis fatores de risco. Também foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck (IDB), o qual rastreava os sintomas depressivos, de caráter afetivo, cognitivo e somático, discriminando indivíduos normais de deprimidos e ansiosos. O terceiro instrumento foi o Inventário de Ansiedade de Beck (IAB), que possui perguntas referentes a nervosismo, medo de acontecimentos ruins, rubor facial, entre outros. Assim, os dados foram analisados pelo programa Statistica for Windows 10.0.
Resultados: Com base nos escores obtidos pelos resultados do IDB e IAB, conclui-se a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos entre os alunos de Medicina.
Conclusões: Conclui-se a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos entre os alunos de Medicina, a qual é superior à média encontrada na população geral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.