Presença de sintomas depressivos e ansiosos em acadêmicos de medicina de uma Universidade do sudoeste Goiano Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i2.7186Palabras clave:
estudantes de medicina, depressão, ansiedade, saúde mentalResumen
Objetivos: Traçar o perfil da saúde mental dos acadêmicos de Medicina a fim de conhecer a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos que levariam a doenças psiquiátricas.
Métodos: Coleta de dados com os alunos do 1° ao 8° períodos da graduação. Houve preenchimento dos questionários e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), tendo como função estabelecer a prevalência de pessoas com diagnóstico prévio de depressão e ansiedade bem como conhecer seus possíveis fatores de risco. Também foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck (IDB), o qual rastreava os sintomas depressivos, de caráter afetivo, cognitivo e somático, discriminando indivíduos normais de deprimidos e ansiosos. O terceiro instrumento foi o Inventário de Ansiedade de Beck (IAB), que possui perguntas referentes a nervosismo, medo de acontecimentos ruins, rubor facial, entre outros. Assim, os dados foram analisados pelo programa Statistica for Windows 10.0.
Resultados: Com base nos escores obtidos pelos resultados do IDB e IAB, conclui-se a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos entre os alunos de Medicina.
Conclusões: Conclui-se a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos entre os alunos de Medicina, a qual é superior à média encontrada na população geral.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.