Indicadores Antropométricos não interferem na Atenção Seletiva de estudantes do Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7234Palavras-chave:
Antropometria, Função Cognitiva, EstudantesResumo
Objetivo: Verificar a influência de variáveis antropométricas na atenção seletiva de estudantes do Ensino Fundamental II.
Materiais e Métodos: Estudo transversal, participando 179 estudantes de 11 a 15 anos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Foram realizadas medições de índice de massa corporal, circunferência de cintura e relação cintura-estatura como variáveis antropométricas e os testes cognitivos Teste de Stroop e Teste de Trilhas, para avaliação da atenção seletiva. Os dados foram analisados por meio dos testes de Kruskall-Wallis e Teste U de Mann-Whitney, com nível de significância de p<0,05.
Resultados: Os 179 estudantes classificaram-se em 47,5% do sexo feminino e 52,5% do sexo masculino. Do total, 11,2% participantes classificaram-se com magreza, 68,2% eutróficos, 12,3% sobrepesados e 8,4% obesos. A circunferência da cintura revelou que 32,4% obtiveram gordura central elevada e que 22,9% estavam com valores elevados de relação cintura-estatura. Nas comparações entre a atenção seletiva e os indicadores antropométricos, não foram encontradas diferenças significativas entre as variáveis, sugerindo que nessa faixa etária a adiposidade elevada não interfere no desempenho da atenção seletiva.
Conclusão: Conclui-se que o estado nutricional parece não influenciar no desempenho cognitivo, especificamente na atenção seletiva, de estudantes do Ensino Fundamental II.Downloads
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