Indicadores Antropométricos não interferem na Atenção Seletiva de estudantes do Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7234

Palavras-chave:

Antropometria, Função Cognitiva, Estudantes

Resumo

Objetivo: Verificar a influência de variáveis antropométricas na atenção seletiva de estudantes do Ensino Fundamental II.

Materiais e Métodos: Estudo transversal, participando 179 estudantes de 11 a 15 anos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Foram realizadas medições de índice de massa corporal, circunferência de cintura e relação cintura-estatura como variáveis antropométricas e os testes cognitivos Teste de Stroop e Teste de Trilhas, para avaliação da atenção seletiva. Os dados foram analisados por meio dos testes de Kruskall-Wallis e Teste U de Mann-Whitney, com nível de significância de p<0,05.

Resultados: Os 179 estudantes classificaram-se em 47,5% do sexo feminino e 52,5% do sexo masculino. Do total, 11,2% participantes classificaram-se com magreza, 68,2% eutróficos, 12,3% sobrepesados e 8,4% obesos. A circunferência da cintura revelou que 32,4% obtiveram gordura central elevada e que 22,9% estavam com valores elevados de relação cintura-estatura. Nas comparações entre a atenção seletiva e os indicadores antropométricos, não foram encontradas diferenças significativas entre as variáveis, sugerindo que nessa faixa etária a adiposidade elevada não interfere no desempenho da atenção seletiva.

Conclusão: Conclui-se que o estado nutricional parece não influenciar no desempenho cognitivo, especificamente na atenção seletiva, de estudantes do Ensino Fundamental II.

Biografia do Autor

Maria Auricélia Ferreira Marques da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano

Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF-PE (2017 - 2019). Participou do Grupo de Estudo e Pesquisa em Genética e Exercício (GEPEGENE). Concluiu a especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado, no Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA (2008 - 2010). Graduada em Licenciatura em Educação Física, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE (2008). Possui graduação em Gestão Desportiva e de Lazer pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará-IFCE (2007). Foi professora substituta na Universidade Regional do Cariri (URCA) no ano de 2017. Atuou como professora de escola pública e privada (2008 - 2017). Publicou 10 artigos em congressos nacionais. Atualmente estuda e desenvolve pesquisas na área de aptidão física relacionada à saúde e desempenho cognitivo. Atualmente é servidora federal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano - Campus Itapetinga.

Vitória Alves Pereira, Universidade Regional do Cariri - URCA-Iguatu

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Regional do cariri - URCA. Membro Grupo de Estudo em Biomecânica do Movimento Humano (GEBIMoH). Atualmente bolsista da disciplina de cieantropometria e com experiência na realização de testes de aptidão e avaliação física.

Luciano Gomes Ribeiro, Universidade Regional do Cariri - URCA-Iguatu

Profissional licenciado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Dermatoglifia, Biomecânica e Fisiologia do exercício.

Ferdinando Oliveira Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Ferdinando Oliveira Carvalho concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade Católica de Brasília (UCB-DF) em 2012. Atualmente é professor Adjunto 4 da UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, professor do curso de Educação Física e é orientador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) Ciências da Saúde e Biológicas (Interdisciplinar) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Genética e Exercício (GEPEGENE). É Diretor-secretário da FUTEC - Fundação Instituto de Tecnologia e Ciências do Vale do São Francisco. É graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) 2000 - 2004. Concluiu a especialização em Exercício Físico e Reabilitação na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 2005 - 2007. Concluiu o mestrado em Educação Física (UEL-UEM) 2006 - 2007, mais especificamente na área de Fisiologia do Exercício. Teve experiência como professor colaborador na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi Professor e Coordenador do curso (Graduação) de Educação Física da Faculdade Santa Terezinha-FAST/Anhanguera Educacional entre 07/2008 à 01/2010. Foi diretor da Anhanguera Educacional. Publicou mais de 65 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais e 2 capítulos de livro. Supervisionou 1 aluno de Pós-Doutorado, orientou 20 dissertações de mestrado, 57 trabalhos de iniciação científica, 1 monografia de especialização e 14 trabalhos de conclusão de curso de graduação nas áreas de Educação Física, Saúde Pública e Nutrição. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens. Desde 2005 participou de 14 projetos de pesquisa e 5 de extensão. Desenvolveu 2 patentes. Atualmente estuda testes motores, epidemiologia, avaliação física, musculação, fisiologia do exercício, genética, composição corporal e antropometria. Foi vice-coordenador do curso de Educação Física na UNIVASF na gestão de 2011-2013 e coordenador na gestão de 2013-2015. Foi o presidente do CEFIVASF (Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco) em 2012, 2013, 2015 e 2017.

José Fernando Vila Nova de Moraes, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2005), Especialização em Musculação e Treinamento de Força pela Universidade Gama Filho (2009), Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2009) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2014). É professor Adjunto IV em regime de dedicação exclusiva da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), ministrando as disciplinas futebol/futsal e atletismo no Colegiado de Educação Física (CEFIS). Foi coordenador do Colegiado de Educação Física entre 11/2015 e 10/2017. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da UNIVASF ministrando a disciplina Tópicos em Atividade Física e Saúde na Infância e Adolescência. Publicou diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais desde 2009. É orientador de alunos de mestrado, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. Desde 2015 coordena projetos de pesquisa e participou como integrante de outros projetos. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Genética e Exercício (GEPEGENE) juntamente com o Prof. Dr. Ferdinando Oliveira Carvalho. Atua na área da Educação Física com temas de interesse relacionados à atividade física, aptidão física, cognição, obesidade e hipertensão em escolares.

Downloads

Publicado

2022-03-07

Edição

Seção

Artigos Originais