Anthropometric Indicators do not interfere in selective attention of middle school students

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7234

Keywords:

Anthropometry, Cognitive Function, Students

Abstract

Aim: To verify the influence of anthropometric variables in selective attention of middle school students.

Material and Methods: Cross-sectional study in which 179 students aged 11 – 15 years, from a public middle school, participated. Anthropometric measurements (body mass index, waist circumference and waist-to-height ratio) and cognitive tests to evaluate selective attention (Stroop Test and Trail Making Test) were performed. Data was analyzed using Kruskall Wallis’ and Mann-Whitney’s U Tests, with a significance level of p<0.05.

Results: Of the 179 students, 47.5% were female and 52.5% were male. Regarding body mass index, 11.2% were characterized with thinness, 68.2% were normal, 12.3% presented overweight and 8.4% were obese. Waist circumference was increased in 32.4% and 22.9% of the participants presented high waist-to-height ratio. When comparing selective attention according to anthropometric classifications no statistically significant differences were found. This suggests that, at this age, adiposity does not seem to interfere in selective attention.

Conclusion: Nutritional status does not seem to influence cognitive performance, specifically selective attention, in middle school students.

Author Biographies

Maria Auricélia Ferreira Marques da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano

Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF-PE (2017 - 2019). Participou do Grupo de Estudo e Pesquisa em Genética e Exercício (GEPEGENE). Concluiu a especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado, no Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA (2008 - 2010). Graduada em Licenciatura em Educação Física, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE (2008). Possui graduação em Gestão Desportiva e de Lazer pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará-IFCE (2007). Foi professora substituta na Universidade Regional do Cariri (URCA) no ano de 2017. Atuou como professora de escola pública e privada (2008 - 2017). Publicou 10 artigos em congressos nacionais. Atualmente estuda e desenvolve pesquisas na área de aptidão física relacionada à saúde e desempenho cognitivo. Atualmente é servidora federal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano - Campus Itapetinga.

Vitória Alves Pereira, Universidade Regional do Cariri - URCA-Iguatu

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Regional do cariri - URCA. Membro Grupo de Estudo em Biomecânica do Movimento Humano (GEBIMoH). Atualmente bolsista da disciplina de cieantropometria e com experiência na realização de testes de aptidão e avaliação física.

Luciano Gomes Ribeiro, Universidade Regional do Cariri - URCA-Iguatu

Profissional licenciado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Dermatoglifia, Biomecânica e Fisiologia do exercício.

Ferdinando Oliveira Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Ferdinando Oliveira Carvalho concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade Católica de Brasília (UCB-DF) em 2012. Atualmente é professor Adjunto 4 da UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, professor do curso de Educação Física e é orientador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) Ciências da Saúde e Biológicas (Interdisciplinar) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Genética e Exercício (GEPEGENE). É Diretor-secretário da FUTEC - Fundação Instituto de Tecnologia e Ciências do Vale do São Francisco. É graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) 2000 - 2004. Concluiu a especialização em Exercício Físico e Reabilitação na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 2005 - 2007. Concluiu o mestrado em Educação Física (UEL-UEM) 2006 - 2007, mais especificamente na área de Fisiologia do Exercício. Teve experiência como professor colaborador na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi Professor e Coordenador do curso (Graduação) de Educação Física da Faculdade Santa Terezinha-FAST/Anhanguera Educacional entre 07/2008 à 01/2010. Foi diretor da Anhanguera Educacional. Publicou mais de 65 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais e 2 capítulos de livro. Supervisionou 1 aluno de Pós-Doutorado, orientou 20 dissertações de mestrado, 57 trabalhos de iniciação científica, 1 monografia de especialização e 14 trabalhos de conclusão de curso de graduação nas áreas de Educação Física, Saúde Pública e Nutrição. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens. Desde 2005 participou de 14 projetos de pesquisa e 5 de extensão. Desenvolveu 2 patentes. Atualmente estuda testes motores, epidemiologia, avaliação física, musculação, fisiologia do exercício, genética, composição corporal e antropometria. Foi vice-coordenador do curso de Educação Física na UNIVASF na gestão de 2011-2013 e coordenador na gestão de 2013-2015. Foi o presidente do CEFIVASF (Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco) em 2012, 2013, 2015 e 2017.

José Fernando Vila Nova de Moraes, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2005), Especialização em Musculação e Treinamento de Força pela Universidade Gama Filho (2009), Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2009) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2014). É professor Adjunto IV em regime de dedicação exclusiva da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), ministrando as disciplinas futebol/futsal e atletismo no Colegiado de Educação Física (CEFIS). Foi coordenador do Colegiado de Educação Física entre 11/2015 e 10/2017. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da UNIVASF ministrando a disciplina Tópicos em Atividade Física e Saúde na Infância e Adolescência. Publicou diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais desde 2009. É orientador de alunos de mestrado, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. Desde 2015 coordena projetos de pesquisa e participou como integrante de outros projetos. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Genética e Exercício (GEPEGENE) juntamente com o Prof. Dr. Ferdinando Oliveira Carvalho. Atua na área da Educação Física com temas de interesse relacionados à atividade física, aptidão física, cognição, obesidade e hipertensão em escolares.

Published

2022-03-07

Issue

Section

Artigos Originais