Indicadores Antropométricos não interferem na Atenção Seletiva de estudantes do Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7234Palabras clave:
Antropometria, Função Cognitiva, EstudantesResumen
Objetivo: Verificar a influência de variáveis antropométricas na atenção seletiva de estudantes do Ensino Fundamental II.
Materiais e Métodos: Estudo transversal, participando 179 estudantes de 11 a 15 anos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Foram realizadas medições de índice de massa corporal, circunferência de cintura e relação cintura-estatura como variáveis antropométricas e os testes cognitivos Teste de Stroop e Teste de Trilhas, para avaliação da atenção seletiva. Os dados foram analisados por meio dos testes de Kruskall-Wallis e Teste U de Mann-Whitney, com nível de significância de p<0,05.
Resultados: Os 179 estudantes classificaram-se em 47,5% do sexo feminino e 52,5% do sexo masculino. Do total, 11,2% participantes classificaram-se com magreza, 68,2% eutróficos, 12,3% sobrepesados e 8,4% obesos. A circunferência da cintura revelou que 32,4% obtiveram gordura central elevada e que 22,9% estavam com valores elevados de relação cintura-estatura. Nas comparações entre a atenção seletiva e os indicadores antropométricos, não foram encontradas diferenças significativas entre as variáveis, sugerindo que nessa faixa etária a adiposidade elevada não interfere no desempenho da atenção seletiva.
Conclusão: Conclui-se que o estado nutricional parece não influenciar no desempenho cognitivo, especificamente na atenção seletiva, de estudantes do Ensino Fundamental II.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.