Indicadores Antropométricos não interferem na Atenção Seletiva de estudantes do Ensino Fundamental II

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7234

Palabras clave:

Antropometria, Função Cognitiva, Estudantes

Resumen

Objetivo: Verificar a influência de variáveis antropométricas na atenção seletiva de estudantes do Ensino Fundamental II.

Materiais e Métodos: Estudo transversal, participando 179 estudantes de 11 a 15 anos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Foram realizadas medições de índice de massa corporal, circunferência de cintura e relação cintura-estatura como variáveis antropométricas e os testes cognitivos Teste de Stroop e Teste de Trilhas, para avaliação da atenção seletiva. Os dados foram analisados por meio dos testes de Kruskall-Wallis e Teste U de Mann-Whitney, com nível de significância de p<0,05.

Resultados: Os 179 estudantes classificaram-se em 47,5% do sexo feminino e 52,5% do sexo masculino. Do total, 11,2% participantes classificaram-se com magreza, 68,2% eutróficos, 12,3% sobrepesados e 8,4% obesos. A circunferência da cintura revelou que 32,4% obtiveram gordura central elevada e que 22,9% estavam com valores elevados de relação cintura-estatura. Nas comparações entre a atenção seletiva e os indicadores antropométricos, não foram encontradas diferenças significativas entre as variáveis, sugerindo que nessa faixa etária a adiposidade elevada não interfere no desempenho da atenção seletiva.

Conclusão: Conclui-se que o estado nutricional parece não influenciar no desempenho cognitivo, especificamente na atenção seletiva, de estudantes do Ensino Fundamental II.

Biografía del autor/a

Maria Auricélia Ferreira Marques da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano

Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF-PE (2017 - 2019). Participou do Grupo de Estudo e Pesquisa em Genética e Exercício (GEPEGENE). Concluiu a especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado, no Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA (2008 - 2010). Graduada em Licenciatura em Educação Física, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE (2008). Possui graduação em Gestão Desportiva e de Lazer pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará-IFCE (2007). Foi professora substituta na Universidade Regional do Cariri (URCA) no ano de 2017. Atuou como professora de escola pública e privada (2008 - 2017). Publicou 10 artigos em congressos nacionais. Atualmente estuda e desenvolve pesquisas na área de aptidão física relacionada à saúde e desempenho cognitivo. Atualmente é servidora federal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano - Campus Itapetinga.

Vitória Alves Pereira, Universidade Regional do Cariri - URCA-Iguatu

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Regional do cariri - URCA. Membro Grupo de Estudo em Biomecânica do Movimento Humano (GEBIMoH). Atualmente bolsista da disciplina de cieantropometria e com experiência na realização de testes de aptidão e avaliação física.

Luciano Gomes Ribeiro, Universidade Regional do Cariri - URCA-Iguatu

Profissional licenciado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Dermatoglifia, Biomecânica e Fisiologia do exercício.

Ferdinando Oliveira Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Ferdinando Oliveira Carvalho concluiu o Doutorado em Educação Física na Universidade Católica de Brasília (UCB-DF) em 2012. Atualmente é professor Adjunto 4 da UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, professor do curso de Educação Física e é orientador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) Ciências da Saúde e Biológicas (Interdisciplinar) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Genética e Exercício (GEPEGENE). É Diretor-secretário da FUTEC - Fundação Instituto de Tecnologia e Ciências do Vale do São Francisco. É graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) 2000 - 2004. Concluiu a especialização em Exercício Físico e Reabilitação na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 2005 - 2007. Concluiu o mestrado em Educação Física (UEL-UEM) 2006 - 2007, mais especificamente na área de Fisiologia do Exercício. Teve experiência como professor colaborador na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi Professor e Coordenador do curso (Graduação) de Educação Física da Faculdade Santa Terezinha-FAST/Anhanguera Educacional entre 07/2008 à 01/2010. Foi diretor da Anhanguera Educacional. Publicou mais de 65 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais e 2 capítulos de livro. Supervisionou 1 aluno de Pós-Doutorado, orientou 20 dissertações de mestrado, 57 trabalhos de iniciação científica, 1 monografia de especialização e 14 trabalhos de conclusão de curso de graduação nas áreas de Educação Física, Saúde Pública e Nutrição. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens. Desde 2005 participou de 14 projetos de pesquisa e 5 de extensão. Desenvolveu 2 patentes. Atualmente estuda testes motores, epidemiologia, avaliação física, musculação, fisiologia do exercício, genética, composição corporal e antropometria. Foi vice-coordenador do curso de Educação Física na UNIVASF na gestão de 2011-2013 e coordenador na gestão de 2013-2015. Foi o presidente do CEFIVASF (Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco) em 2012, 2013, 2015 e 2017.

José Fernando Vila Nova de Moraes, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2005), Especialização em Musculação e Treinamento de Força pela Universidade Gama Filho (2009), Mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2009) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2014). É professor Adjunto IV em regime de dedicação exclusiva da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), ministrando as disciplinas futebol/futsal e atletismo no Colegiado de Educação Física (CEFIS). Foi coordenador do Colegiado de Educação Física entre 11/2015 e 10/2017. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da UNIVASF ministrando a disciplina Tópicos em Atividade Física e Saúde na Infância e Adolescência. Publicou diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais desde 2009. É orientador de alunos de mestrado, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. Desde 2015 coordena projetos de pesquisa e participou como integrante de outros projetos. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Genética e Exercício (GEPEGENE) juntamente com o Prof. Dr. Ferdinando Oliveira Carvalho. Atua na área da Educação Física com temas de interesse relacionados à atividade física, aptidão física, cognição, obesidade e hipertensão em escolares.

Publicado

2022-03-07

Número

Sección

Artigos Originais