Técnicas estéticas no controle da ansiedade materna de bebês pré- termo hospitalizados
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7335Palavras-chave:
Estética, Ansiedade, Recém-Nascido Prematuro, HospitalResumo
Este estudo investiga a influência de intervenções estéticas com mães de recém-nascidos pré-termos hospitalizados na atenuação da ansiedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quase-experimental, de caráter exploratório descritivo, realizada com seis puérperas no setor de maternidade mãe canguru do Hospital Santa Casa de Misericórdia, localizado no município de Sobral, Ceará. A intervenção ocorreu por meio de oficinas envolvendo os tratamentos como a massoterapia e a limpeza de pele. A oficina terapêutica mostrou-se uma importante ferramenta para o alívio da sobrecarga emocional e ansiedade. Observou-se melhora nos aspectos psicoemocionais das mães submetidas ao estudo, esses achados foram evidenciados nos sentimentos de conotação positiva expressados durante a avaliação da ação. Assim, oficinas terapêuticas quando centradas na observância das necessidades subjetivas e valorização dos aspectos psicossociais das mulheres em situação de prematuridade, corroboram para a promoção do cuidado e fortalecimento emocional nas unidades hospitalares.Downloads
Publicado
2022-02-21
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.