Avaliação da mobilidade funcional e equilíbrio de adolescentes com Síndrome de Down atendidos na Equoterapia e Fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7340Palavras-chave:
Terapia assistida por cavalos, Limitação da mobilidade, Reabilitação Adolescente, Síndrome de DownResumo
Introdução: A hipotonia muscular, característica da Síndrome de Down compromete a mobilidade funcional, o desempenho muscular e consequentemente interfere nas atividades da vida diária.
Objetivos: Avaliar os efeitos da Equoterapia e da Fisioterapia sobre a mobilidade funcional e equilíbrio de adolescentes com síndrome de Down.
Materiais e Métodos: O estudo incluiu 14 sujeitos com síndrome de Down divididos em dois grupos: nove (seis masculinos e três femininos) no grupo Equoterapia e cinco (três masculinos e dois femininos) no grupo Fisioterapia, idade média 13,2 ±2,2 e 14,2 ±3,1 anos, respectivamente. Foram realizados 30 atendimentos, com duração de 30 minutos cada, uma vez por semana, de acordo com os tipos de intervenções para cada grupo, Equoterapia e Fisioterapia. A mobilidade funcional e equilíbrio foi avaliada no pré e pós intervenções por meio do teste TimedUpand Go.
Resultados: Analisando o teste TimedUpand Go, foi possível observar diferenças estatisticamente significantes (p=0,006) no grupo Equoterapia, comparando-se o pré e pós intervenção (1º e 30º atendimentos).
Conclusão: A Equoterapia foi capaz de proporcionar melhora na mobilidade funcional e no equilíbrio dinâmico quando comparada à Fisioterapia. No entanto, ambas as intervenções são práticas seguras para a reabilitação de indivíduos com síndrome de Down.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.