Avaliação da mobilidade funcional e equilíbrio de adolescentes com Síndrome de Down atendidos na Equoterapia e Fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7340Palabras clave:
Terapia assistida por cavalos, Limitação da mobilidade, Reabilitação Adolescente, Síndrome de DownResumen
Introdução: A hipotonia muscular, característica da Síndrome de Down compromete a mobilidade funcional, o desempenho muscular e consequentemente interfere nas atividades da vida diária.
Objetivos: Avaliar os efeitos da Equoterapia e da Fisioterapia sobre a mobilidade funcional e equilíbrio de adolescentes com síndrome de Down.
Materiais e Métodos: O estudo incluiu 14 sujeitos com síndrome de Down divididos em dois grupos: nove (seis masculinos e três femininos) no grupo Equoterapia e cinco (três masculinos e dois femininos) no grupo Fisioterapia, idade média 13,2 ±2,2 e 14,2 ±3,1 anos, respectivamente. Foram realizados 30 atendimentos, com duração de 30 minutos cada, uma vez por semana, de acordo com os tipos de intervenções para cada grupo, Equoterapia e Fisioterapia. A mobilidade funcional e equilíbrio foi avaliada no pré e pós intervenções por meio do teste TimedUpand Go.
Resultados: Analisando o teste TimedUpand Go, foi possível observar diferenças estatisticamente significantes (p=0,006) no grupo Equoterapia, comparando-se o pré e pós intervenção (1º e 30º atendimentos).
Conclusão: A Equoterapia foi capaz de proporcionar melhora na mobilidade funcional e no equilíbrio dinâmico quando comparada à Fisioterapia. No entanto, ambas as intervenções são práticas seguras para a reabilitação de indivíduos com síndrome de Down.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.