Educação alimentar e nutricional aplicada a adultos através de o?cinas gastronômicas
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7351Palavras-chave:
Educação alimentar e nutricional, Oficina culinária, Comportamento alimentar, AdultosResumo
A universidade enquanto ambiente de vivência e formação caracteriza excelente cenário para promoção de saúde, desenvolvimento humano, autonomia e participação crítica, dispondo ao acadêmico permissão e compromisso de disseminar conhecimento de forma humana, integrativa e acolhedora. Este estudo tem por objetivo relatar a aplicação de educação alimentar e nutricional (EAN) para adultos, baseada na metodologia ativa, através de oficinas gastronômicas. Experiência da ação, desenvolvida por 3 acadêmicos de Nutrição de uma Universidade privada da região do Vale dos Sinos, aplicada ao grupo de funcionárias terceirizadas, responsáveis pela limpeza do campus universitário. Foram 5 encontros: para conhecer o público participante, seus comportamentos alimentares e expor o plano de trabalho; convidar e disponibilizar ficha de inscrição; aplicar oficinas culinárias de preparações salgadas e doces, enfatizando a promoção da alimentação adequada e saudável; e solenidade de formatura, com entrega de certificados. Conhecendo que as participantes tinham comportamento alimentar urbano: poucas refeições ao dia, alta ingestão de lanches, alimentos industrializados e ultraprocessados, a atividade de EAN, fundamentada no Arco de Maguerez, permitiu-as compreender seus hábitos alimentares, construindo autonomia para realização de escolhas saudáveis, através do conhecimento e prática de novas preparações culinárias. Conclui-se que a aplicação prática de EAN, através de oficinas gastronômicas, estimula melhores escolhas nutricionais.Downloads
Publicado
2021-12-03
Edição
Seção
Artigos de Relato de Experiência
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.