Educação alimentar e nutricional aplicada a adultos através de o?cinas gastronômicas
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7351Palabras clave:
Educação alimentar e nutricional, Oficina culinária, Comportamento alimentar, AdultosResumen
A universidade enquanto ambiente de vivência e formação caracteriza excelente cenário para promoção de saúde, desenvolvimento humano, autonomia e participação crítica, dispondo ao acadêmico permissão e compromisso de disseminar conhecimento de forma humana, integrativa e acolhedora. Este estudo tem por objetivo relatar a aplicação de educação alimentar e nutricional (EAN) para adultos, baseada na metodologia ativa, através de oficinas gastronômicas. Experiência da ação, desenvolvida por 3 acadêmicos de Nutrição de uma Universidade privada da região do Vale dos Sinos, aplicada ao grupo de funcionárias terceirizadas, responsáveis pela limpeza do campus universitário. Foram 5 encontros: para conhecer o público participante, seus comportamentos alimentares e expor o plano de trabalho; convidar e disponibilizar ficha de inscrição; aplicar oficinas culinárias de preparações salgadas e doces, enfatizando a promoção da alimentação adequada e saudável; e solenidade de formatura, com entrega de certificados. Conhecendo que as participantes tinham comportamento alimentar urbano: poucas refeições ao dia, alta ingestão de lanches, alimentos industrializados e ultraprocessados, a atividade de EAN, fundamentada no Arco de Maguerez, permitiu-as compreender seus hábitos alimentares, construindo autonomia para realização de escolhas saudáveis, através do conhecimento e prática de novas preparações culinárias. Conclui-se que a aplicação prática de EAN, através de oficinas gastronômicas, estimula melhores escolhas nutricionais.Descargas
Publicado
2021-12-03
Número
Sección
Artigos de Relato de Experiência
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.