Epidemiologia de pacientes com câncer colorretal submetidos a tratamento cirúrgico em hospital público de referência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7426

Palavras-chave:

Neoplasias Colorretais, Colectomia, Tempo de internação, Análise estatística

Resumo

Introdução: o câncer de cólon e reto (CCR) compreende os tumores malignos do intestino grosso e anorretal sendo a terceira neoplasia com mortes no mundo.

Objetivos: avaliar informações sobre pacientes submetidos à colectomia e retossigmoidectomia por CCR em Hospital Universitário do Rio Grande do Sul em cinco anos.  

Materiais e métodos: estudo transversal, descritivo com dados de prontuários.

Resultados: foram realizadas 224 cirurgias de colectomia e retossigmoidectomia em pacientes portadores de CCR, sendo a maioria (52,7%) do sexo feminino. A média de idade dos pacientes foi de 63,2 anos. A maioria (89,3%) tinham adenocarcinoma sendo 64,3% acometidos no retossigmoide e 24,6% no cólon direito. A retossigmoidectomia foi realizada em 63,8% dos pacientes. Com relação aos tempos autodeclarado dos sintomas, do diagnóstico ao tratamento cirúrgico, de internação hospitalar e do diagnóstico ao tratamento relacionado ao estadiamento não houve melhora nos índices do serviço, pelo contrário, o tempo entre o diagnóstico e a cirurgia e de internação até a cirurgia aumentaram. Quanto ao estadiamento 42,4% foram classificados em estadiamento III ou IV.

Conclusões: o CCR é uma patologia com potencial índice de cura, desde que ocorra diagnóstico precoce. Neste estudo o estadiamento e os tempos avaliados são preocupantes e necessitam ser avaliados.

Biografia do Autor

Luciane Flores Jacobi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Controlde de Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: ferramentas estatísticas, análise de regressão, controle de qualidade, gráficos de controle de qualidade e educação estatística.

Anaelena Bragança de Moraes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sobrevivência, estatística, análise, pesquisa de opinião e assessoria estatística.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Edição

Seção

Artigos Originais