Epidemiologia de pacientes com câncer colorretal submetidos a tratamento cirúrgico em hospital público de referência
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i1.7426Palavras-chave:
Neoplasias Colorretais, Colectomia, Tempo de internação, Análise estatísticaResumo
Introdução: o câncer de cólon e reto (CCR) compreende os tumores malignos do intestino grosso e anorretal sendo a terceira neoplasia com mortes no mundo.
Objetivos: avaliar informações sobre pacientes submetidos à colectomia e retossigmoidectomia por CCR em Hospital Universitário do Rio Grande do Sul em cinco anos.
Materiais e métodos: estudo transversal, descritivo com dados de prontuários.
Resultados: foram realizadas 224 cirurgias de colectomia e retossigmoidectomia em pacientes portadores de CCR, sendo a maioria (52,7%) do sexo feminino. A média de idade dos pacientes foi de 63,2 anos. A maioria (89,3%) tinham adenocarcinoma sendo 64,3% acometidos no retossigmoide e 24,6% no cólon direito. A retossigmoidectomia foi realizada em 63,8% dos pacientes. Com relação aos tempos autodeclarado dos sintomas, do diagnóstico ao tratamento cirúrgico, de internação hospitalar e do diagnóstico ao tratamento relacionado ao estadiamento não houve melhora nos índices do serviço, pelo contrário, o tempo entre o diagnóstico e a cirurgia e de internação até a cirurgia aumentaram. Quanto ao estadiamento 42,4% foram classificados em estadiamento III ou IV.
Conclusões: o CCR é uma patologia com potencial índice de cura, desde que ocorra diagnóstico precoce. Neste estudo o estadiamento e os tempos avaliados são preocupantes e necessitam ser avaliados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.