Principais Causas de Perdas de Órgãos e Tecidos para Transplantes: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7655Palavras-chave:
Doadores de órgãos, Doadores de tecidos, Transplantes de órgãos, Transplantes de tecidos, Captação de órgãos, PerdasResumo
Objetivo: Identificar na literatura as principais causas de perdas de órgãos e tecidos para transplantes a partir de estudos primários publicados.
Método: Revisão integrativa da literatura desenvolvida nas bases de dados Scopus, Medline/PubMed, Science Direct, Web of Science, CINAHL e SciELO, artigos publicados de 2006 a 2020 nos idiomas português, inglês e espanhol.
Resultados: Dos 2.713 estudos inicialmente recuperados, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão adotados, compuseram a amostra final nove estudos, cuja maioria apresentou a recusa familiar como principal motivo para as perdas de órgãos e tecidos durante o processo de doação, seguida pela PCR, sorologia viral, instabilidade hemodinâmica, doador inadequado, condições dos órgãos, contraindicação médica e logística.
Conclusão: Como a recusa familiar foi a principal causa de perdas, faz-se necessário a implementação de atividades de educação em saúde a fim de orientar a população para a importância da doação, bem como merece atenção as fases do manejo do potencial doador para que esteja apto a doar e que podem ser melhoradas pela adoção de protocolos rígidos de identificação e manutenção do potencial doador até a efetivação da captação para transplantação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.