Principais Causas de Perdas de Órgãos e Tecidos para Transplantes: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7655Palabras clave:
Doadores de órgãos, Doadores de tecidos, Transplantes de órgãos, Transplantes de tecidos, Captação de órgãos, PerdasResumen
Objetivo: Identificar na literatura as principais causas de perdas de órgãos e tecidos para transplantes a partir de estudos primários publicados.
Método: Revisão integrativa da literatura desenvolvida nas bases de dados Scopus, Medline/PubMed, Science Direct, Web of Science, CINAHL e SciELO, artigos publicados de 2006 a 2020 nos idiomas português, inglês e espanhol.
Resultados: Dos 2.713 estudos inicialmente recuperados, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão adotados, compuseram a amostra final nove estudos, cuja maioria apresentou a recusa familiar como principal motivo para as perdas de órgãos e tecidos durante o processo de doação, seguida pela PCR, sorologia viral, instabilidade hemodinâmica, doador inadequado, condições dos órgãos, contraindicação médica e logística.
Conclusão: Como a recusa familiar foi a principal causa de perdas, faz-se necessário a implementação de atividades de educação em saúde a fim de orientar a população para a importância da doação, bem como merece atenção as fases do manejo do potencial doador para que esteja apto a doar e que podem ser melhoradas pela adoção de protocolos rígidos de identificação e manutenção do potencial doador até a efetivação da captação para transplantação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.