Comportamento do consumidor de medicamentos e serviços farmacêuticos: desafios atuais e horizontes pós-Covid-19

Autores

  • Helena Hiemisch Lobo Borba Universidade Federal do Paraná
  • Denise Maria Woranovicz Carvalho Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7689

Palavras-chave:

COVID-19, Comportamento do Consumidor, Assistência Farmacêutica

Resumo

Objetivo: Entender o comportamento do consumidor de medicamentos e serviços farmacêuticos na época da pandemia de Covid-19.

Materiais e métodos: Fez-se uma survey quantitativa por meio de questionário elaborado no Google Forms e disseminado por meios eletrônicos. Foram coletados dados sociodemográficos e acerca da compra de medicamentos e uso de serviços farmacêuticos em farmácias comunitárias. Os dados foram analisados com os softwares Microsoft Excel 365 e SPSS v. 22.

Resultados: Obteve-se 250 respostas, predominantemente de indivíduos do estado do Paraná e com alto grau de escolaridade e renda. Não houve redução importante na compra de medicamentos na pandemia e certos medicamentos (e.g. analgésicos, antigripais) foram adquiridos em volume maior neste período. Houve aumento da compra de álcool gel, máscaras e na procura por vitaminas, além do aumento da compra on-line de medicamentos. Constatou-se a necessidade de atuação mais categórica do farmacêutico como provedor de orientações acerca de medicamentos, sobretudo aqueles potencialmente destinados ao tratamento da Covid-19.

Conclusões: No cenário atual de infodemia e desinformação, esta pesquisa revela a importância de mais ações do farmacêutico, especialmente quanto à educação em saúde, além da potencialidade de explorar a interação virtual do paciente com este profissional.

Biografia do Autor

Helena Hiemisch Lobo Borba, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Farmácia.

Denise Maria Woranovicz Carvalho, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Administração Geral e Aplicada.

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Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos Originais