Comportamento do consumidor de medicamentos e serviços farmacêuticos: desafios atuais e horizontes pós-Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7689Palavras-chave:
COVID-19, Comportamento do Consumidor, Assistência FarmacêuticaResumo
Objetivo: Entender o comportamento do consumidor de medicamentos e serviços farmacêuticos na época da pandemia de Covid-19.
Materiais e métodos: Fez-se uma survey quantitativa por meio de questionário elaborado no Google Forms e disseminado por meios eletrônicos. Foram coletados dados sociodemográficos e acerca da compra de medicamentos e uso de serviços farmacêuticos em farmácias comunitárias. Os dados foram analisados com os softwares Microsoft Excel 365 e SPSS v. 22.
Resultados: Obteve-se 250 respostas, predominantemente de indivíduos do estado do Paraná e com alto grau de escolaridade e renda. Não houve redução importante na compra de medicamentos na pandemia e certos medicamentos (e.g. analgésicos, antigripais) foram adquiridos em volume maior neste período. Houve aumento da compra de álcool gel, máscaras e na procura por vitaminas, além do aumento da compra on-line de medicamentos. Constatou-se a necessidade de atuação mais categórica do farmacêutico como provedor de orientações acerca de medicamentos, sobretudo aqueles potencialmente destinados ao tratamento da Covid-19.
Conclusões: No cenário atual de infodemia e desinformação, esta pesquisa revela a importância de mais ações do farmacêutico, especialmente quanto à educação em saúde, além da potencialidade de explorar a interação virtual do paciente com este profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.