Comportamento do consumidor de medicamentos e serviços farmacêuticos: desafios atuais e horizontes pós-Covid-19

Autores/as

  • Helena Hiemisch Lobo Borba Universidade Federal do Paraná
  • Denise Maria Woranovicz Carvalho Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7689

Palabras clave:

COVID-19, Comportamento do Consumidor, Assistência Farmacêutica

Resumen

Objetivo: Entender o comportamento do consumidor de medicamentos e serviços farmacêuticos na época da pandemia de Covid-19.

Materiais e métodos: Fez-se uma survey quantitativa por meio de questionário elaborado no Google Forms e disseminado por meios eletrônicos. Foram coletados dados sociodemográficos e acerca da compra de medicamentos e uso de serviços farmacêuticos em farmácias comunitárias. Os dados foram analisados com os softwares Microsoft Excel 365 e SPSS v. 22.

Resultados: Obteve-se 250 respostas, predominantemente de indivíduos do estado do Paraná e com alto grau de escolaridade e renda. Não houve redução importante na compra de medicamentos na pandemia e certos medicamentos (e.g. analgésicos, antigripais) foram adquiridos em volume maior neste período. Houve aumento da compra de álcool gel, máscaras e na procura por vitaminas, além do aumento da compra on-line de medicamentos. Constatou-se a necessidade de atuação mais categórica do farmacêutico como provedor de orientações acerca de medicamentos, sobretudo aqueles potencialmente destinados ao tratamento da Covid-19.

Conclusões: No cenário atual de infodemia e desinformação, esta pesquisa revela a importância de mais ações do farmacêutico, especialmente quanto à educação em saúde, além da potencialidade de explorar a interação virtual do paciente com este profissional.

Biografía del autor/a

Helena Hiemisch Lobo Borba, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Farmácia.

Denise Maria Woranovicz Carvalho, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Administração Geral e Aplicada.

Publicado

2021-11-08

Número

Sección

Artigos Originais