Comportamento do consumidor de medicamentos e serviços farmacêuticos: desafios atuais e horizontes pós-Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7689Palabras clave:
COVID-19, Comportamento do Consumidor, Assistência FarmacêuticaResumen
Objetivo: Entender o comportamento do consumidor de medicamentos e serviços farmacêuticos na época da pandemia de Covid-19.
Materiais e métodos: Fez-se uma survey quantitativa por meio de questionário elaborado no Google Forms e disseminado por meios eletrônicos. Foram coletados dados sociodemográficos e acerca da compra de medicamentos e uso de serviços farmacêuticos em farmácias comunitárias. Os dados foram analisados com os softwares Microsoft Excel 365 e SPSS v. 22.
Resultados: Obteve-se 250 respostas, predominantemente de indivíduos do estado do Paraná e com alto grau de escolaridade e renda. Não houve redução importante na compra de medicamentos na pandemia e certos medicamentos (e.g. analgésicos, antigripais) foram adquiridos em volume maior neste período. Houve aumento da compra de álcool gel, máscaras e na procura por vitaminas, além do aumento da compra on-line de medicamentos. Constatou-se a necessidade de atuação mais categórica do farmacêutico como provedor de orientações acerca de medicamentos, sobretudo aqueles potencialmente destinados ao tratamento da Covid-19.
Conclusões: No cenário atual de infodemia e desinformação, esta pesquisa revela a importância de mais ações do farmacêutico, especialmente quanto à educação em saúde, além da potencialidade de explorar a interação virtual do paciente com este profissional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.