Conhecer a Hanseníase: o papel dos estudantes de Auxiliar em Saúde Bucal neste contexto

Autores

  • Cléa Adas Saliba Garbin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Odontologia, Araçatuba - SP.
  • Adrielle Mendes de Paula Gomes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Odontologia, Araçatuba - SP.
  • Ana Victória Butarelo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Odontologia, Araçatuba - SP.
  • Orlando Saliba Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Odontologia, Araçatuba - SP.
  • Artênio José Isper Garbin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Odontologia, Araçatuba - SP.

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7855

Palavras-chave:

Hanseníase, Conhecimento, Pessoal Técnico de Saúde

Resumo

Objetivo: Investigar o conhecimento de estudantes do curso de Auxiliar em Saúde Bucal sobre a doença Hanseníase.

Materiais e métodos: O estudo foi realizado em 2017 em um instituto de capacitação para Auxiliar em Saúde Bucal, em São Paulo. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário auto-administrado, contendo questões sobre a temática.

Resultados: Participaram do estudo 79 estudantes, com idade média de 31,28 anos. 56,96% já atuavam como auxiliares e 53,33% atuava neste cargo há menos de cinco anos. 62,02% afirmaram que já receberam orientação sobre a doença, sendo que 32,65% obtiveram esse conhecimento através dos meios de comunicação. 70,89% afirmou não saber como suspeitar se o paciente é portador da doença e 35,44% desconhecem as características clínicas da doença. A forma de transmissão e tratamento também se mostraram desconhecidos pela maioria. 22,78% acreditam que os pacientes precisam de isolamento para ser tratados. Houve associação estatisticamente significativa entre o conhecimento sobre a cura da Hanseníase e nível de segurança dos auxiliares em atender pacientes com a doença (p =0.0043). Questionados sobre qual palavra eles associavam ao pensar em Hanseníase, a maioria respondeu “Lepra”.

Conclusão: O conhecimento dos estudantes do curso de Auxiliar em Saúde Bucal é deficiente.

Biografia do Autor

Cléa Adas Saliba Garbin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Odontologia, Araçatuba - SP.

Professora Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - FOA/Unesp

Adrielle Mendes de Paula Gomes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Odontologia, Araçatuba - SP.

Doutora em Odontologia Preventiva e Social,  Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - FOA/Unesp

Ana Victória Butarelo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Odontologia, Araçatuba - SP.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia, Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - FOA/Unesp

Orlando Saliba, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Odontologia, Araçatuba - SP.

Professor Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - FOA/ Unesp

Artênio José Isper Garbin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Odontologia, Araçatuba - SP.

Professor Associado do Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - FOA/Unesp

Downloads

Publicado

2021-12-02

Edição

Seção

Artigos Originais