Conhecer a Hanseníase: o papel dos estudantes de Auxiliar em Saúde Bucal neste contexto
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7855Palabras clave:
Hanseníase, Conhecimento, Pessoal Técnico de SaúdeResumen
Objetivo: Investigar o conhecimento de estudantes do curso de Auxiliar em Saúde Bucal sobre a doença Hanseníase.
Materiais e métodos: O estudo foi realizado em 2017 em um instituto de capacitação para Auxiliar em Saúde Bucal, em São Paulo. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário auto-administrado, contendo questões sobre a temática.
Resultados: Participaram do estudo 79 estudantes, com idade média de 31,28 anos. 56,96% já atuavam como auxiliares e 53,33% atuava neste cargo há menos de cinco anos. 62,02% afirmaram que já receberam orientação sobre a doença, sendo que 32,65% obtiveram esse conhecimento através dos meios de comunicação. 70,89% afirmou não saber como suspeitar se o paciente é portador da doença e 35,44% desconhecem as características clínicas da doença. A forma de transmissão e tratamento também se mostraram desconhecidos pela maioria. 22,78% acreditam que os pacientes precisam de isolamento para ser tratados. Houve associação estatisticamente significativa entre o conhecimento sobre a cura da Hanseníase e nível de segurança dos auxiliares em atender pacientes com a doença (p =0.0043). Questionados sobre qual palavra eles associavam ao pensar em Hanseníase, a maioria respondeu “Lepra”.
Conclusão: O conhecimento dos estudantes do curso de Auxiliar em Saúde Bucal é deficiente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.