Conhecer a Hanseníase: o papel dos estudantes de Auxiliar em Saúde Bucal neste contexto
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7855Palavras-chave:
Hanseníase, Conhecimento, Pessoal Técnico de SaúdeResumo
Objetivo: Investigar o conhecimento de estudantes do curso de Auxiliar em Saúde Bucal sobre a doença Hanseníase.
Materiais e métodos: O estudo foi realizado em 2017 em um instituto de capacitação para Auxiliar em Saúde Bucal, em São Paulo. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário auto-administrado, contendo questões sobre a temática.
Resultados: Participaram do estudo 79 estudantes, com idade média de 31,28 anos. 56,96% já atuavam como auxiliares e 53,33% atuava neste cargo há menos de cinco anos. 62,02% afirmaram que já receberam orientação sobre a doença, sendo que 32,65% obtiveram esse conhecimento através dos meios de comunicação. 70,89% afirmou não saber como suspeitar se o paciente é portador da doença e 35,44% desconhecem as características clínicas da doença. A forma de transmissão e tratamento também se mostraram desconhecidos pela maioria. 22,78% acreditam que os pacientes precisam de isolamento para ser tratados. Houve associação estatisticamente significativa entre o conhecimento sobre a cura da Hanseníase e nível de segurança dos auxiliares em atender pacientes com a doença (p =0.0043). Questionados sobre qual palavra eles associavam ao pensar em Hanseníase, a maioria respondeu “Lepra”.
Conclusão: O conhecimento dos estudantes do curso de Auxiliar em Saúde Bucal é deficiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.