Nutrição gestacional e suas influências no neurodesenvolvimento fetal: Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7856Palavras-chave:
Desenvolvimento Fetal, Dieta, Gravidez, Nutrientes, Sistema NervosoResumo
Introdução: A nutrição materna apropriada traz benefícios para a mãe e para o feto. Doenças, para ambos, podem ser evitadas com uma alimentação nutricionalmente completa e individualizado para a gestante.
Objetivo: Descrever como a ingestão adequada, durante o período gestacional, de vitamina B12, ácido fólico, ferro, colina e ácidos graxos poliinsaturados (EPA e DHA) afeta o neurodesenvolvimento fetal.
Método: Revisão integrativa da literatura científica em artigos publicados entre os anos 2015 a 2020, nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, com a combinação dos seguintes descritores: Desenvolvimento Fetal; Nutrientes; Dieta; Gravidez; Sistema Nervoso.
Resultados: De acordo com os estudos as recomendações adequadas, na gestação, para colina é 450mg/dia, ferro é de 27 mg/dia, ômega 3 é 1,4 g/dia, vitamina B12 2,6 µg/dia e de ácido fólico é 600 µg/dia. A ausência desses, em quantidades necessárias, acarreta problemas no fechamento do tubo neural, malformações genéticas e alterações no DNA.
Considerações finais: Os nutrientes analisados são imprescindíveis ao período gestacional. No absentismo de quantidades essenciais destes para mãe e feto, os prejuízos são enormes para o bebê, aumentam as chances de desenvolver doenças do Sistema Nervoso, principalmente em áreas responsáveis pelo aprendizado, cognição, memória além de, também elevar as possibilidades de malformações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.