Nutrição gestacional e suas influências no neurodesenvolvimento fetal: Uma revisão integrativa

Autores

  • Mayanne Fernanda de Sousa Centro Universitário dos Guararapes - UniFG
  • Julia Pedrosa Gonçalves Tavares Lêdo Centro Universitário dos Guararapes (UniFG)
  • Ewerton Lenildo de Almeida Nascimento Centro Universitário dos Guararapes (UniFG)
  • Roseane Bezerra Da Silva Centro Universitário dos Guararapes (UniFG)
  • Patricia da Silva Klahr Centro Universitário dos Guararapes (UniFG).

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7856

Palavras-chave:

Desenvolvimento Fetal, Dieta, Gravidez, Nutrientes, Sistema Nervoso

Resumo

Introdução: A nutrição materna apropriada traz benefícios para a mãe e para o feto. Doenças, para ambos, podem ser evitadas com uma alimentação nutricionalmente completa e individualizado para a gestante.

Objetivo: Descrever como a ingestão adequada, durante o período gestacional, de vitamina B12, ácido fólico, ferro, colina e ácidos graxos poliinsaturados (EPA e DHA) afeta o neurodesenvolvimento fetal.

Método: Revisão integrativa da literatura científica em artigos publicados entre os anos 2015 a 2020, nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, com a combinação dos seguintes descritores: Desenvolvimento Fetal; Nutrientes; Dieta; Gravidez; Sistema Nervoso.

Resultados: De acordo com os estudos as recomendações adequadas, na gestação, para colina é 450mg/dia, ferro é de 27 mg/dia, ômega 3 é 1,4 g/dia, vitamina B12 2,6 µg/dia e de ácido fólico é 600 µg/dia. A ausência desses, em quantidades necessárias, acarreta problemas no fechamento do tubo neural, malformações genéticas e alterações no DNA.

Considerações finais: Os nutrientes analisados são imprescindíveis ao período gestacional. No absentismo de quantidades essenciais destes para mãe e feto, os prejuízos são enormes para o bebê, aumentam as chances de desenvolver doenças do Sistema Nervoso, principalmente em áreas responsáveis pelo aprendizado, cognição, memória além de, também elevar as possibilidades de malformações.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão