Imigrantes venezuelanos com deficiência: O Festival Paralímpico como facilitador no acesso a saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8128

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Imigração, Saúde, Esporte.

Resumo

Introdução: A Venezuela vive atualmente uma grave crise política, econômica e humanitária, que tem acarretado uma crescente mobilidade migratória de sua população. O Brasil é um dos principais países que recebe a população migrante venezuelano, que ingressa no país, em sua maioria pelo estado de Roraima. São inúmeras famílias que cruzam a fronteira em busca de melhores condições de vida. Crianças, jovens, adultos, idosos e também, pessoas com deficiência. O acesso desses imigrantes a saúde no país virou uma constante preocupação.

Objetivo: Este estudo busca descrever as contribuições para a saúde de imigrantes venezuelanos com deficiência, após a participação em um festival esportivo em Boa Vista, Roraima. 

Materiais e métodos: O estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de informações foi realizada através de entrevista semiestruturada, com 03 sujeitos do gênero feminino, mães de 04 adolescentes com deficiência.

Resultados: Os resultados indicam que: Reabilitação motora, Socialização e Melhorias em aspectos psicológicos são as principais contribuições destacadas após a participação no festival esportivo. 

Considerações finais: O esporte pode ser considerado um importante aliado para saúde dos imigrantes com deficiência, promovendo benefícios motores e psicológicos, e também, contribuindo para a integração destes na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Vinícius Denardin Cardoso, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Doutor em Ciências do Movimento Humano - UFRGS

Mestre em Atividade Física Adaptada - UPorto, Portugal

Rafaele Rodrigues Bastilha, Prefeitura Municipal de Boa Vista, Roraima

Mestranda em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania – UERR

Especialista em Crianças e Adolescentes em Situação de Risco - UNIFRA

Lucas Portilho Nicoletti, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Doutor em Educação – UNICAMP

Mestre em Ciências da Motricidade - UNESP

Downloads

Publicado

2022-09-01

Edição

Seção

Artigos Originais