Imigrantes venezuelanos com deficiência: O Festival Paralímpico como facilitador no acesso a saúde
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8128Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, Imigração, Saúde, Esporte.Resumo
Introdução: A Venezuela vive atualmente uma grave crise política, econômica e humanitária, que tem acarretado uma crescente mobilidade migratória de sua população. O Brasil é um dos principais países que recebe a população migrante venezuelano, que ingressa no país, em sua maioria pelo estado de Roraima. São inúmeras famílias que cruzam a fronteira em busca de melhores condições de vida. Crianças, jovens, adultos, idosos e também, pessoas com deficiência. O acesso desses imigrantes a saúde no país virou uma constante preocupação.
Objetivo: Este estudo busca descrever as contribuições para a saúde de imigrantes venezuelanos com deficiência, após a participação em um festival esportivo em Boa Vista, Roraima.
Materiais e métodos: O estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de informações foi realizada através de entrevista semiestruturada, com 03 sujeitos do gênero feminino, mães de 04 adolescentes com deficiência.
Resultados: Os resultados indicam que: Reabilitação motora, Socialização e Melhorias em aspectos psicológicos são as principais contribuições destacadas após a participação no festival esportivo.
Considerações finais: O esporte pode ser considerado um importante aliado para saúde dos imigrantes com deficiência, promovendo benefícios motores e psicológicos, e também, contribuindo para a integração destes na sociedade brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.
Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.