Imigrantes venezuelanos com deficiência: O Festival Paralímpico como facilitador no acesso a saúde
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8128Palabras clave:
Pessoas com deficiência, Imigração, Saúde, Esporte.Resumen
Introdução: A Venezuela vive atualmente uma grave crise política, econômica e humanitária, que tem acarretado uma crescente mobilidade migratória de sua população. O Brasil é um dos principais países que recebe a população migrante venezuelano, que ingressa no país, em sua maioria pelo estado de Roraima. São inúmeras famílias que cruzam a fronteira em busca de melhores condições de vida. Crianças, jovens, adultos, idosos e também, pessoas com deficiência. O acesso desses imigrantes a saúde no país virou uma constante preocupação.
Objetivo: Este estudo busca descrever as contribuições para a saúde de imigrantes venezuelanos com deficiência, após a participação em um festival esportivo em Boa Vista, Roraima.
Materiais e métodos: O estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de informações foi realizada através de entrevista semiestruturada, com 03 sujeitos do gênero feminino, mães de 04 adolescentes com deficiência.
Resultados: Os resultados indicam que: Reabilitação motora, Socialização e Melhorias em aspectos psicológicos são as principais contribuições destacadas após a participação no festival esportivo.
Considerações finais: O esporte pode ser considerado um importante aliado para saúde dos imigrantes com deficiência, promovendo benefícios motores e psicológicos, e também, contribuindo para a integração destes na sociedade brasileira.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.