Análise dos Parâmetros Cinemáticos da Marcha de Gestantes Durante Atividades de Dupla Tarefa

Autores

  • Sofia Toss Germano Universidade de Caxias do Sul
  • Vivian Bonfadini Universidade de Caxias do Sul
  • Carolina de Quadros dos Santos Universidade de Caxias do Sul
  • Dannielle Cristina Sanfelice Bernardon Universidade de Caxias do Sul
  • Raquel Saccani Universidade de Caxias do Sul
  • Leandro Viçosa Bonetti Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8169

Palavras-chave:

gestantes, marcha, cognição.

Resumo

Objetivo: Verificar se atividades de dupla tarefa interferem nos parâmetros cinemáticos da marcha de gestantes.

Materiais e métodos: Vinte e quatro mulheres, divididas em grupo gestante e não-gestante, fizeram parte da amostra. Primeiramente, foram realizadas as tarefas simples: tarefa simples (TS) da marcha, tarefa aritmética de subtração, de fluência verbal e de leitura no telefone celular. Após, as duplas tarefas (DTs) foram realizadas, onde a marcha foi executada ao mesmo tempo de cada uma das tarefas cognitivas. As variáveis da marcha analisadas foram velocidade, cadência, comprimento da passada, largura do passo e tempo da passada. Para as interações entre as tarefas e entre os grupos foi utilizado ANOVA mista, seguido do pós-hoc de Tukey e nível de significância adotado foi p < 0,05.

Resultados: Nas comparações entre as tarefas, ambos os grupos não demonstraram alterações estatisticamente significativas da marcha quando comparada as DTs com a TS da marcha. Também não foram encontradas diferenças significativas da marcha na comparação entre os grupos.

Conclusões: A não influência das DTs na marcha das gestantes se justifica pela pequena quantidade destas (apenas duas) estarem no terceiro trimestre gestacional; período onde ocorrem as mais significativas alterações cognitivas e que poderiam interferir na marcha desta população.

Downloads

Publicado

2022-05-25

Edição

Seção

Artigos Originais