Análise dos Parâmetros Cinemáticos da Marcha de Gestantes Durante Atividades de Dupla Tarefa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8169Palabras clave:
gestantes, marcha, cognição.Resumen
Objetivo: Verificar se atividades de dupla tarefa interferem nos parâmetros cinemáticos da marcha de gestantes.
Materiais e métodos: Vinte e quatro mulheres, divididas em grupo gestante e não-gestante, fizeram parte da amostra. Primeiramente, foram realizadas as tarefas simples: tarefa simples (TS) da marcha, tarefa aritmética de subtração, de fluência verbal e de leitura no telefone celular. Após, as duplas tarefas (DTs) foram realizadas, onde a marcha foi executada ao mesmo tempo de cada uma das tarefas cognitivas. As variáveis da marcha analisadas foram velocidade, cadência, comprimento da passada, largura do passo e tempo da passada. Para as interações entre as tarefas e entre os grupos foi utilizado ANOVA mista, seguido do pós-hoc de Tukey e nível de significância adotado foi p < 0,05.
Resultados: Nas comparações entre as tarefas, ambos os grupos não demonstraram alterações estatisticamente significativas da marcha quando comparada as DTs com a TS da marcha. Também não foram encontradas diferenças significativas da marcha na comparação entre os grupos.
Conclusões: A não influência das DTs na marcha das gestantes se justifica pela pequena quantidade destas (apenas duas) estarem no terceiro trimestre gestacional; período onde ocorrem as mais significativas alterações cognitivas e que poderiam interferir na marcha desta população.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.