Análise dos Parâmetros Cinemáticos da Marcha de Gestantes Durante Atividades de Dupla Tarefa
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i2.8169Keywords:
gestantes, marcha, cognição.Abstract
Objetivo: Verificar se atividades de dupla tarefa interferem nos parâmetros cinemáticos da marcha de gestantes.
Materiais e métodos: Vinte e quatro mulheres, divididas em grupo gestante e não-gestante, fizeram parte da amostra. Primeiramente, foram realizadas as tarefas simples: tarefa simples (TS) da marcha, tarefa aritmética de subtração, de fluência verbal e de leitura no telefone celular. Após, as duplas tarefas (DTs) foram realizadas, onde a marcha foi executada ao mesmo tempo de cada uma das tarefas cognitivas. As variáveis da marcha analisadas foram velocidade, cadência, comprimento da passada, largura do passo e tempo da passada. Para as interações entre as tarefas e entre os grupos foi utilizado ANOVA mista, seguido do pós-hoc de Tukey e nível de significância adotado foi p < 0,05.
Resultados: Nas comparações entre as tarefas, ambos os grupos não demonstraram alterações estatisticamente significativas da marcha quando comparada as DTs com a TS da marcha. Também não foram encontradas diferenças significativas da marcha na comparação entre os grupos.
Conclusões: A não influência das DTs na marcha das gestantes se justifica pela pequena quantidade destas (apenas duas) estarem no terceiro trimestre gestacional; período onde ocorrem as mais significativas alterações cognitivas e que poderiam interferir na marcha desta população.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
- By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercia.