Triagem do desenvolvimento de bebês pré-termo de extremo baixo peso de 0 até 2 anos de idade corrigida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.8904

Palavras-chave:

Pré-termo, Baixo peso ao nascer, Desenvolvimento infantil.

Resumo

Objetivo: Analisar o desenvolvimento de bebês pré-termo nascidos com extremo baixo peso e descrever suas características evolutivas. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com uma população de 10 bebês nascidos pré-termo com peso inferior a 1500 gramas. A coleta de dados se deu pelo Teste de Triagem Denver II e através de Ficha de Caracterização dos participantes. Os dados foram plotados em tabelas do Microsoft Word® e analisados por estatística descritiva simples. Resultados: Participaram seis meninos e quatro meninas, com idades entre 0 e 18 meses, média peso 960 gramas. A maioria dos bebês assumiram posturas congruentes com sua maturidade neurológica em prono, supino, sentado e de pé. O andar ainda não estava desenvolvido. A habilidade motora fina e respostas percepto cognitivas estavam congruentes com a idade. A maioria dos bebês passaram nas 4 áreas avaliadas no teste de Denver. Discussão: Estudos apontam que os fatores: idade materna, escolaridade e renda mensal corroboram com o nascimento de bebês pré-termo e de extremo baixo peso. As habilidades linguagem, pessoal-social, motoras fina e grossa estão de acordo com o desenvolvimento típico, segundo a literatura. Conclusão: Verificou-se que os resultados dos do desenvolvimento dos bebês pré-termo se assemelham a evolução esperada em bebês nascido a termo. Logo infere-se que a intervenção precoce foi considerada eficiente para prevenção de riscos nos domínios do desenvolvimento.

Biografia do Autor

Marcela Neves Bataglião, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Kellen Cristina Kamimura Barbosa Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Mestrado em Patologia Clínica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Lucieny Almohalha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG; Especialização em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG; Mestrado em Therapeutic Science pela University of Wisconsin-Madison, EUA; Doutorado em Saude Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto/SP. 

Professora Doutora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG.

Downloads

Publicado

2023-02-03

Edição

Seção

Artigos Originais