Triagem do desenvolvimento de bebês pré-termo de extremo baixo peso de 0 até 2 anos de idade corrigida
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.8904Keywords:
Pré-termo, Baixo peso ao nascer, Desenvolvimento infantil.Abstract
Objetivo: Analisar o desenvolvimento de bebês pré-termo nascidos com extremo baixo peso e descrever suas características evolutivas. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com uma população de 10 bebês nascidos pré-termo com peso inferior a 1500 gramas. A coleta de dados se deu pelo Teste de Triagem Denver II e através de Ficha de Caracterização dos participantes. Os dados foram plotados em tabelas do Microsoft Word® e analisados por estatística descritiva simples. Resultados: Participaram seis meninos e quatro meninas, com idades entre 0 e 18 meses, média peso 960 gramas. A maioria dos bebês assumiram posturas congruentes com sua maturidade neurológica em prono, supino, sentado e de pé. O andar ainda não estava desenvolvido. A habilidade motora fina e respostas percepto cognitivas estavam congruentes com a idade. A maioria dos bebês passaram nas 4 áreas avaliadas no teste de Denver. Discussão: Estudos apontam que os fatores: idade materna, escolaridade e renda mensal corroboram com o nascimento de bebês pré-termo e de extremo baixo peso. As habilidades linguagem, pessoal-social, motoras fina e grossa estão de acordo com o desenvolvimento típico, segundo a literatura. Conclusão: Verificou-se que os resultados dos do desenvolvimento dos bebês pré-termo se assemelham a evolução esperada em bebês nascido a termo. Logo infere-se que a intervenção precoce foi considerada eficiente para prevenção de riscos nos domínios do desenvolvimento.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to be published in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of work and recognition of its initial publication in this journal.
- By virtue of the articles appearing in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercia.