Triagem do desenvolvimento de bebês pré-termo de extremo baixo peso de 0 até 2 anos de idade corrigida
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v10i3.8904Palabras clave:
Pré-termo, Baixo peso ao nascer, Desenvolvimento infantil.Resumen
Objetivo: Analisar o desenvolvimento de bebês pré-termo nascidos com extremo baixo peso e descrever suas características evolutivas. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com uma população de 10 bebês nascidos pré-termo com peso inferior a 1500 gramas. A coleta de dados se deu pelo Teste de Triagem Denver II e através de Ficha de Caracterização dos participantes. Os dados foram plotados em tabelas do Microsoft Word® e analisados por estatística descritiva simples. Resultados: Participaram seis meninos e quatro meninas, com idades entre 0 e 18 meses, média peso 960 gramas. A maioria dos bebês assumiram posturas congruentes com sua maturidade neurológica em prono, supino, sentado e de pé. O andar ainda não estava desenvolvido. A habilidade motora fina e respostas percepto cognitivas estavam congruentes com a idade. A maioria dos bebês passaram nas 4 áreas avaliadas no teste de Denver. Discussão: Estudos apontam que os fatores: idade materna, escolaridade e renda mensal corroboram com o nascimento de bebês pré-termo e de extremo baixo peso. As habilidades linguagem, pessoal-social, motoras fina e grossa estão de acordo com o desenvolvimento típico, segundo a literatura. Conclusão: Verificou-se que os resultados dos do desenvolvimento dos bebês pré-termo se assemelham a evolução esperada em bebês nascido a termo. Logo infere-se que a intervenção precoce foi considerada eficiente para prevenção de riscos nos domínios do desenvolvimento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que presenten sus manuscritos para su publicación en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Autores conservan los derechos de autor y conceden el derecho de diario de la primera publicación de la obra a la vez bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento-que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
En virtud de los artículos que aparecen en esta revista de acceso abierto, los artículos son de uso gratuito, con la debida atribución, en el educativo y no comercial.